Esse ano, o maior evento de varejo do mundo, a National Retail Federation (NRF), reuniu mais de 40.000 mil pessoas em Nova York.
Entre os temas que ganharam destaque nesta edição está a consolidação do Retail Media como um espaço com altíssimo potencial de personalização e captação de clientes.
Para quem não conhece o conceito, Retail Media é uma estratégia de publicidade que consiste em exibir anúncios dentro de ambientes varejistas, sejam físicos ou online.
A grande vantagem desse formato é que, diferente dos anúncios tradicionais, como Instagram ou Google Ads, a segmentação do público é baseada nos dados primários fornecidos pelas próprias varejistas parceiras, como histórico de pesquisa, visualização e compras, preferências do usuário e outras informações ricas que permitem anúncios mais nichados e com alta taxa de conversão.
Outra vantagem é a regulamentação dos dados trabalhados, que respeitam políticas de privacidade, uma vez que foram previamente consentidos pelo usuário, no momento em que ele se cadastrou na plataforma.
Por outro lado, o varejo se reinventa com uma nova fonte de receita e vende mais porque simplifica a jornada de compra com uma oferta direcionada.
No Brasil, embora o formato ainda exija aprimoramento, boa parte das agências já utilizam a publicidade em e-commerces como: Amazon, GPA, Magalu, Mercado Livre, Americanas, Raia Drogasil, entre outros.
A previsão é que nos próximos anos, essa mídia ultrapasse os gastos com anúncios de TV tradicional. É importante monitorar essa pauta!