Vendas do varejo ampliado cresceram 4,3% no acumulado do ano, o PIB (Produto Interno Bruto) surpreendeu no 2º trimestre e a confiança do comércio tem avanço. Todos esses dados foram retirados da última edição Panorama do Comércio — publicação da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) — sobre o desempenho da atividade econômica no período.
Segundo o relatório, de janeiro a julho de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022, as vendas do varejo ampliado cresceram 4,3%. Esse conceito abrange todas as atividades comerciais analisadas pelo IBGE, incluindo as vendas de veículos, materiais para construção e o comércio atacadista de alimentação e bebidas. Analisando o comércio varejista – parte do varejo ampliado que desconsidera as vendas dos segmentos específicos listados acima –, o crescimento das vendas foi de 1,5% na mesma base de comparação.
Essa diferença mostra que, em 2023, as vendas têm sido impulsionadas pelos segmentos que estão fora do comércio varejista. A abertura dos dados por segmentos mostra que, de fato, as venda de veículos cresceram 6,0% de janeiro a julho de 2023, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Já sobre a confiança do consumidor sobre o comércio, usando como reflexo do desempenho positivo das vendas ao longo do ano, o Indicador de Confiança do Comércio cresceu 13,3% desde a medição de dezembro de 2022. A avaliação da Situação Atual supera as pontuação das Expectativas. Observa-se, no entanto, que o Indicador ainda pontua abaixo dos 100 pontos – a marca que indica a prevalência do otimismo.
Confira essas informações e muitas outras na edição de Setembro do Panorama do Comércio, relatório mensal com as principais informações do setor de Comércio e Serviços brasileiro.
Assista também ao vídeo com a especialista em Finanças da CNDL, Merula Borges, e entenda o impacto desses dados no seu negócio:
Confira outros destaques:
Panorama do Comércio:
– Crescimento das vendas do varejo ampliado no acumulado do ano: 4,3%;
– Crescimento das vendas do comércio varejista no acumulado do ano: 1,5%;
– Saldo de criação de vagas formais no comércio em julho de 2023: 26,7 mil.
Panorama Macro:
– Inflação no acumulado de 12 meses: 4,6%;
– Taxa de desemprego: 7,9%;
– Taxa SELIC (até 20 de setembro de 2023): 13,25%.
Termômetro do Consumidor:
– Indicador de confiança do consumidor (numa escala de zero a 200): 96,8;
– Crescimento da massa de rendimentos do trabalho. Trimestre encerrado em jul-22: 6,2%.