Deputados aprovaram na madrugada do dia 30 de novembro, no plenário da Câmara, pelo menos 11 mudanças no texto do projeto de medidas de combate à corrupção que tinha sido aprovado na comissão especial. Descontentes com o parecer do relator, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), parlamentares aprovaram emendas e destaques que incluíram novos temas e, sobretudo, retiraram trechos do pacote que dificultam investigações e flexibilizam a punição de corruptos. Na noite do dia 30 de novembro, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), colocou em votação um requerimento de urgência para que o projeto sobre corrupção fosse votado. Os senadores barraram a votação e por isso o projeto anticorrupção foi encaminhado para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde deverá ser debatido, antes de ser votado pelo plenário.
A Avaaz é uma comunidade de mobilização on-line que leva a voz da sociedade civil para a política global. Eles criaram uma petição para que os senadores não permitam que essa lei seja aprovada. “Pedimos que Vossas Excelências derrubem a emenda, aprovada pelos deputados, que ameaça a independência e iniciativa do Judiciário e do Ministério Público de investigarem, processarem e julgarem envolvidos em corrupção. Pedimos que Vossas Excelências também rejeitem as outras emendas que desfiguraram as Dez Medidas Contra a Corrupção. Os cidadãos estão de olho e querem que defendam a Operação Lava Jato e outras investigações cruciais que querem passar o Brasil a limpo”, destaca a Avaaz.
Para isso é preciso que a população assine o documento on-line. Acesse:
https://secure.avaaz.org/campaign/po/10_medidas_senado_loc_rb/?slideshow
A CDL Uberlândia apoia essa iniciativa que deseja convencer os senadores a derrubarem a emenda que deturpou as 10 medidas Contra a Corrupção!