A CDL Uberlândia realizou na última quinzena de novembro, um levantamento entre empresários e consumidores, para mapear as expectativas de vendas para o Natal.
Segundo os dados coletados, 88,5% dos entrevistados devem presentear na data mais lucrativa do ano, o que representa um crescimento de 9,5% na variação percentual, em comparação a 2021.
Sobre o ticket médio de cada compra, 58,2% pretendem gastar de R$ R$50 a R$100; 27%, de R$100 a R$150 e 14,8%, acima de R$150.
Ainda de acordo com a amostragem, 48,4% dos consumidores devem adquirir até 3 presentes; 27,9% tencionam comprar de 3 a 5 presentes e 23,8% estão dispostos a adquirir mais de 5 presentes.
As principais compras neste período são: roupas e acessórios (73,4%); brinquedos (23,6%) e calçados (3%).
A sondagem revela ainda que 31,1% dos consumidores farão compras online; 27,9% optarão por compras no centro da cidade, 27,1% preferem ir aos shoppings e 13,9% visitarão as lojas de bairros.
Empresários estão otimistas
De acordo com uma pesquisa realizada em todas as capitais brasileiras, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil, as vendas de Natal devem injetar R$ 66,6 bilhões na economia. Além disso, 36% dos trabalhadores que recebem a primeira parcela do 13º salário, utilizarão o valor nas compras de Natal.
A CDL também fez uma checagem com os negócios da cidade para identificar o cenário local.
Conforme o levantamento, 78,1% dos empresários preveem um aumento nas vendas do Natal, comparado ao ano passado.
Para 46,2%, esse crescimento será acima de 10%; para 34,6%, o crescimento girará entre 5% a 10% e para 19,2%, ele será de até 5%.
Com relação ao horário de funcionamento para Natal, dos entrevistados que pretendem ampliar a jornada de trabalho, 40% ficarão abertos até as 19h; 40% cogitam funcionar até as 20h e 20% gostariam de ir até as 21h.
Com relação a contratação de funcionários temporários, 75% não devem aumentar a equipe em função da demanda de fim de ano.
Stand Up Comedy traz dicas de como conquistar clientes e efetivar a venda.
Para motivar os vendedores e impulsionar a receita neste fim de ano, a CDL e o SEBRAE realizarão na próxima quarta-feira (23), às 17h, mais uma Feira de Oportunidades, com um convidado muito especial. O evento marca a abertura da etapa de Natal da campanha #PRESENTEDASORTE. Os últimos cartazes, kits e cupons já foram entregues! Agora é hora de utilizar os recursos distribuídos gratuitamente para impulsionar as vendas durante o período mais aguardado do ano pelo varejo.
Através tema “Bora Bater Meta”, o influenciador digital @theodoro relembra, com muito humor, a vida de “barriga no balcão” e as situações inusitadas, que só quem trabalha no varejo, entende.
O convidado também traz dicas importantes para um atendimento criativo, cativante e diferenciado.
“A escolha do formato Stand Up Comedy surgiu como uma forma de homenagear a equipe de vendas e recarregar as energias para 2023. Nós queremos proporcionar um momento de diversão, leveza e reflexão sobre como temos conduzido nossas relações com os clientes e como podemos potencializar os resultados para o próximo ano”, observou a superintendente da CDL Uberlândia, Lécia de Queiroz.
Além da palestra principal, os convidados têm acesso liberado à feira de exposição de empresas parceiras. A entrada para o evento é 1kg de alimento não perecível. Garanta sua vaga AQUI.