2020 foi um ano promissor para o mercado wearable, termo designado aos dispositivos vestíveis, capazes de realizar multitarefas, como monitorar batimentos cardíacos e gastos calóricos, operar como GPS, comunicar a previsão do tempo, compartilhar as notificações de smartphones e até efetivar pagamentos.
Sem dúvidas, os acessórios disruptivos são a próxima fase da evolução do mobile e, consequentemente do varejo.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a utilização desses dispositivos, contabilizados junto com os pagamentos por aproximação, cresceu 479% de janeiro a setembro de 2020 na comparação com o ano anterior.
O aumento expressivo está relacionado às mudanças de hábitos impostas pela pandemia. Em função do isolamento, o consumidor optou pela segurança de efetuar pagamentos via relógios e pulseiras inteligentes, que dispensam senhas e o contato físico com as maquininhas, além de reduzir significativamente o tempo gasto em filas e guichês.
Embora a quantidade de adeptos no Brasil ainda seja pequena, as smartwatches e smartbands estão cada vez mais acessíveis e populares entre o público. Não é por acaso que a tecnologia “Near Field Communication” já está presente em cerca de 85% dos terminais de pagamento do mercado.
A massificação desses dispositivos agilizará o atendimento das empresas e melhorará a experiência do consumidor. Muito em breve, teremos mais agilidade e segurança no check-out!