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Saia da caixa e venda mais neste natal!

CDL Entrevista: Ciro Bottini revela os segredos das vendas usando a emoção.

30 de outubro de 2020

No dia 12 de novembro, às 18h30, a CDL realizará a live “COMO ALAVANCAR AS VENDAS NO NATAL” com um dos mais famosos vendedores televisivos do Brasil, o apresentador Ciro Bottini.

O convidado ensinará técnicas comprovadas de persuasão para aumentar as vendas e aquecer o faturamento durante a data mais importante do ano para o comércio: o natal! Garanta sua inscrição aqui.

Acompanhe uma prévia do conteúdo que te aguarda nessa transmissão, preparada com muito carinho pela entidade para apoiar equipes de vendas e fortalecer os negócios locais.

CDL – Ao longo da sua carreira, qual foi a principal mudança percebida no comportamento do consumidor?

Bottini – Ao longo dos meus 30 anos de carreira em vendas, sem dúvida alguma, a maior mudança de atitude e de comportamento do consumidor foi a transição para o digital. Essa mudança já vem acontecendo há um bom tempo com o surgimento dos e-commerces, mas se acentuou com a questão da pandemia e do isolamento social.

Muitos consumidores, que eram relutantes em comprar pela web, estão fazendo compras e se surpreendendo com a conveniência, a praticidade e a segurança do processo. Então, essa mudança nos aponta novos caminhos.

Nós, empresários, vendedores e profissionais em geral, que lidam com clientes, temos que entrar nesse universo digital. Eu conheço empresas que sequer tinham contato com o Instagram antes do isolamento social e agora foram obrigadas a montar, de última hora e na correria, uma operação digital para sobreviver.

É claro que a venda presencial na loja física sempre vai existir, mas não é o único ponto de contato com o consumidor.

As coisas não se excluem. A relação com o cliente pode começar no digital e terminar no físico e vice-versa. Tudo anda junto. O consumidor mudou, nós temos que mudar também.

CDL – É possível vender com pouco investimento?

Bottini – É totalmente possível vender muito no digital com um investimento razoável. Em se tratando de um pequeno empresário, ele vai produzir um material digital, vai fazer uma campanha impulsionada na própria região e com um investimento focado, objetivo, direto, falando só com quem interessa. É muito mais uma questão de inteligência e planejamento do que de investimento.

Falando no mundo físico, também é totalmente possível vender bastante sem ter um grande investimento. Como fazer isso? Melhorando a qualificação dos atendentes e vendedores. Esse é o melhor e mais acessível caminho.

CDL – Como marketplaces podem facilitar o processo de vendas online?

Bottini – O marketplace é um modelo que surgiu para alavancar o negócio de grandes portais e, ao mesmo tempo, de pequenos empresários. É muito vantajoso e importante. Eu conheço várias pequenas empresas que dobraram e triplicaram o número de vendas quando entraram nessa plataforma!

O marketplace dá uma visibilidade e abrangência que o pequeno não teria sozinho, além de entregar toda a estrutura de logística e gestão. É um modelo de negócio ganha-ganha sensacional:  o grande portal fica com um percentual das vendas e o pequeno consegue atingir clientes que ele não atingiria e vende um volume que ele não venderia fora da plataforma.

CDL -Todo vendedor precisa…

Bottini – Encantar o cliente! Quem encanta, vende, emociona. A venda é um processo emocional. 80% das nossas decisões de compra ao longo da vida tem origem emocional.

Como fazer isso? Com habilidade de relacionamento, simpatia, entusiasmo e energia pelo produto. É preciso trabalhar bem a comunicação e utilizar os gatilhos mentais de maneira emocional, como o gatilho da escassez, o gatilho da urgência, o gatilho da prova social, o gatilho do fechamento…

Também é fundamental contornar objeções e fazer uma abordagem com classe, simpatia e categoria, sendo empático e se colocando no lugar do cliente.

Enfim, ouvir e entender o consumidor, afinal, ele é o nosso rei, a pessoa mais importante do mundo! Todo vendedor precisa ter essa mentalidade.

Garanta sua vaga na live “COMO ALAVANCAR AS VENDAS NO NATAL” aqui.

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