As operações de segurança promovidas pelas Polícias Militar (PM) e Rodoviária Federal (PRF) neste fim de ano terão atuação ampliada. A PM iniciou a operação, no dia 7 de dezembro. De acordo com a assessoria da 9ª Região de Polícia Militar (9ª RPM), todo o contingente da corporação será empregado nas ações. A atividade também ocorrerá em Araguari e Ituiutaba. O término da operação está previsto para o dia 4 de janeiro de 2016.
As ações estão focadas em inibir a ocorrência de crimes graves. Além disso, serão realizadas blitz e atuações específicas em locais de aglomeração de pessoas e centros comerciais. E, nas estradas, serão fiscalizadas as leis de trânsito, para coibir velocidade excessiva e embriaguez ao volante. Nas rodovias haverá o emprego de bafômetros, na Operação Lei Seca, além da inspeção de veículos e o uso de radares móveis para flagrar irregularidades.
Além disso, as instituições pedem para que a população também adote medidas de autoproteção. O cuidado ao deixar objetos dentro de veículos, com esbarrões em locais de grande aglomeração e até com o estado de veículos, antes de viajar, devem ser observados, segundo alerta das corporações.
Para o comandante da 9ª RPM, coronel Volney Halan Marques, a população precisa tomar medidas de segurança e autoproteção, seja durante as compras ou na saída para viagens em férias. “A operação vem exatamente para fazermos frente aos crimes de oportunidade, pequenos furtos e também para inibir os crimes violentos (homicídio e roubos, por exemplo), que tiveram um pequeno aumento em novembro, mas que estão controlados agora”, afirmou.
Dicas de autoproteção
- Evite andar com muito dinheiro;
- Pague as compras com cheque ou cartão;
- Fique atento com sua carteira;
- Evite as aglomerações de pessoas;
- Antecipe suas compras para dias e horários de menor movimento;
- Fique atento aos esbarrões;
- Ao sair de casa, identifique as crianças (nome, endereço e telefone);
- Mantenha as crianças à vista;
- Evite utilizar joias e roupas que chamem a atenção;
- Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
- Evite ficar com as duas mãos ocupadas ao mesmo tempo;
- Aqueles que forem às compras com veículo próprio procurem estacionar em lugar de maior movimento e iluminado.
Fonte: Jornal Correio