PROMOÇÕES DE VENDAS: A ESCOLHA CERTA QUE GERA LUCROS E CONQUISTA NOVOS CLIENTES
A promoção de vendas é uma estratégia de mercado que a cada dia torna-se decisiva para as empresas continuarem na luta pela conquista de mercados e enfrentarem uma concorrência altamente acirrada. Seu principal objetivo é aumentar o nível de faturamento da empresa no curto prazo. Infelizmente, muitos empresários ainda relacionam a promoção de vendas com a ação de baixar preços. Porém, há diversos tipos que podem usados para esvaziar estoques, acelerar as vendas de produtos perecíveis, conquistar mais espaço nos pontos de vendas, promover a experimentação de novos produtos ou serviços, entre outros. O simples fato de mover produtos do fundo da loja e montar uma ilha no centro do salão de vendas ou em uma ponta de gôndola, com o mesmo preço, já caracteriza uma promoção de produto que, certamente, resultará em aumento nas vendas pela sua maior exposição.
É comum que as empresas realizem suas maiores promoções na época de festividades, visando aproveitar as vendas por impulso. O fim de ano reserva sempre duas datas importantes: o Natal e o Réveillon. Nessas ocasiões as pessoas se tornam ainda mais emotivas e são mais facilmente impactadas pelas ações promocionais. Em 2011, as promoções terão um papel fundamental, uma vez que se trata de um ano assolado por uma nova crise mundial, cujos reflexos começam a afetar o Brasil. O aumento da inflação, a manutenção das taxas de juros em patamares elevados e a pouca oferta de crédito obrigarão as empresas a serem criativas e inovadoras. No varejo, pela própria natureza do negócio, uma boa parte do faturamento vem de promoção de vendas. No entanto, é preciso que haja uma orientação estratégica adequada para atingir o fim desejado, ou seja, vender mais com lucratividade, usando a promoção como alavanca para a futura retenção dos novos clientes conquistados. E é por isso que está na hora de não pensar simplesmente em descontos. Para aumentar o nível de vendas, a promoção deve proporcionar ao consumidor um benefício concreto e suplementar, sensibilizando-o não só para concretizar a primeira compra, mas principalmente para garantir a sua volta.
TENDÊNCIAS VANTAJOSAS PARA SUA EMPRESA
Uma das formas que está dando muito certo é o “vale-presente”. Essa técnica alia a necessidade de promover a venda de produtos com a fidelização de clientes. Consiste em um crédito adquirido em uma loja, que é entregue à pessoa presenteada de modo que ela tenha a liberdade de escolha do produto ou serviço. Quantas vezes uma pessoa entra em uma loja e fica em dúvida sobre qual presente de Natal comprar? Nessa hora um “vale-presente” se encaixa perfeitamente para resolver o problema.
Possivelmente para alguns consumidores, esse tipo de promoção pode causar o desconforto de obrigar a pessoa presenteada a se deslocar até loja, mas há a opção de compra pela internet na maioria dos fornecedores. Outro desconforto é expor o valor que se está presenteando. Apesar disso, o “vale-presente” vem sendo muito utilizado, pois esses paradigmas vêm caindo aos poucos na sociedade.
Outra tendência da promoção de vendas no varejo surge devido à grande expansão da tecnologia, em especial da importância que as mídias sociais imprimem como uma nova e poderosa força de relacionamento com o consumidor.
Fonte: Sebrae