Após verticalizar as operações há dois anos com a aquisição de um frigorífico em Beberibe (CE), a Vivenda do Camarão pretende driblar a crise brasileira tornando-se uma indústria de pescados peculiar, com vendas diretas pela internet. Em meio à retração das vendas nas praças de alimentação dos shopping centers, a rede de restaurantes decidiu apostar na indústria de camarão e nas vendas de pescados nobres importados com o objetivo de quadruplicar seu faturamento até 2019.
O projeto, gestado justamente a partir da compra do frigorífico, ficou pronto para ser oficialmente lançado no mês passado, com a conclusão da construção de um centro de distribuição em Cotia, na grande São Paulo. Com isso a Vivenda do Camarão acredita que poderá fazer com que os pratos do cardápio da loja cheguem a cidades de menor porte, ultrapassando a fronteira dos cerca de 800 mil consumidores que mensalmente vão às mais de 150 lojas do grupo.
Com a aquisição do frigorífico de Beberibe, por cerca de R$ 3 milhões, o custo da Vivenda na compra de matéria-prima, já caiu 9%. O camarão é processado na indústria da empresa em Cotia. Essa ação contribuiu para cortar custos e garantir o fornecimento.
De acordo com o presidente e fundador da empresa, Fernando Perri, tanto o frigorífico quanto a indústria estão bastante ociosos, o que permitirá um forte aumento da produção. No frigorífico, a capacidade é para processar 1,5 mil toneladas de camarão por mês. Hoje, a empresa só produz as 100 toneladas que são consumidas nas lojas da rede. No caso da indústria, a utilização de capacidade está em apenas 25%.
O último passo da estruturação do projeto, agora em andamento, é a definição dos franqueados que representarão o negócio de vendas de pescados a domicílio da Vivenda do Camarão. Inicialmente, o “e-commerce” da empresa, batizado de Vivenda em Casa, terá como foco as vendas de camarão in natura e de pratos prontos. Na avaliação de Perri esse novo formato terá vantagens sobre o varejo tradicional. Segundo ele, os produtos da empresa serão cerca de 30% mais baratos e contarão com a chancela da marca da rede.
A Vivenda do Camarão também avalia exportar os produtos processados. Outro projeto em estudo é a criação de franquias de lojas físicas de pescados.
Fonte: site Valor Econômico