No dia 2 de outubro foi realizada reunião na sede da CDL Uberlândia com empresários do bairro Martins, Alexandre Andrade, secretário de Trânsito e Transportes, e Leonardo Marquez, representante do consórcio que administra o sistema de Estacionamento Rotativo de Uberlândia. Na oportunidade foram abordados temas como a instalação de parquímetro no bairro Martins, novos procedimentos para os motoristas que utilizam o referido equipamento, vagas para idosos, carga e descarga, além da colaboração de todos os empresários para divulgação da forma de como utilizar o parquímetro.
Foi feito um estudo pela Settran e pelo consórcio para avaliar os melhores locais para instalação do parquímetro no bairro Martins. O sistema será implantado nas avenidas Fernando Vilela, Vasconcelos Costa e Belo Horizonte, entre as avenidas João Pessoa e Raulino Cotta Pacheco, além das ruas que cortam essas avenidas, entre a Av. Engenheiro Diniz e a Rua Alexandre Marquez. A previsão é que o novo sistema comece a funcionar até novembro deste ano.
Os empresários pediram a elaboração de um atendimento diferenciado de orientação, esclarecendo as normas de estacionamento rotativo com parquímetro, tendo mais tolerância, ao invés de autuar imediatamente os consumidores, principalmente os oriundos de outras cidades que vêm a Uberlândia para fazer suas compras. Foi questionado ainda pelos participantes sobre a quantidade de agentes para fornecer esclarecimentos a respeito da melhor forma de operacionalizar o parquímetro, pois apesar do mesmo conter instruções, ainda é considerado por muitos de difícil entendimento e manuseio. O secretário e o administrador do consórcio concordaram com a demanda, porém solicitaram aos empresários que colaborassem na divulgação do sistema, ajudando na orientação aos seus clientes e conscientização sobre o uso do parquímetro, facilitando o cumprimento das regras de uso do estacionamento rotativo. Foi pedida ainda a realização de um levantamento de vagas para os idosos e deficientes, para que as mesmas sejam localizadas no início ou final do quarteirão para facilitar as manobras.
O secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade, elencou as demandas feitas por empresários da região do centro que já foram atendidas: as vagas de Carga e Descarga não terão limite de tempo e para Caçambas de Entulho serão cobradas um valor único de 10 reais por dia. Outra solicitação atendida foi a liberação das máquinas de Parquímetro e do aplicativo Fácil Estacionar para funcionar a partir das 6h da manhã, ou seja, antes do período de vigência de uso, que é a partir das 8h da manhã, facilitando o trabalho do usuário. Entende-se que o Código Nacional de Trânsito tem por objetivo maior educar o condutor de automóveis e não simplesmente puní-lo. Acredita-se que o reforço na comunicação, divulgação das regras e do aplicativo Fácil Estacionar deverá facilitar o entendimento dos consumidores e melhorar a relação entre estes e o sistema implantado.