Um ranking inédito com os municípios que mais se destacaram em um conjunto de indicadores das áreas fiscal, econômica, social e digital aponta Uberlândia entre as dez melhores cidades do Brasil. Com 604.013 habitantes registrados no censo de 2010, Uberlândia é considerado um município de grande porte e está em 8º na classificação geral entre os 5.565 municípios brasileiros que fizeram parte do levantamento. De Minas Gerais, além de Uberlândia, apenas Belo Horizonte (3º) aparece entre os 20 melhores classificados.
O estudo foi divulgado pela revista Istoé e realizado pela consultoria Austin Rating, que analisou, classificou e mapeou o nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros. Para atingir tal objetivo, a Austin Rating desenvolveu o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD). A análise dos dados ocorreu de forma quantitativa e qualitativa e levou em consideração a evolução de 212 indicadores no período de dez anos, compreendido entre 2004 e 2014. Esses indicadores são relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital e permitiram hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes.
As informações dos 212 indicadores para os 5.565 municípios foram extraídas de fontes primárias públicas, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), entre outras.
Para se chegar ao ranking, foram analisados vários critérios em cada uma das áreas relacionadas. Na área econômica, por exemplo, foram apurados dados como PIB per capita, PIB municipal, carga tributária, frota de veículos, comércio exterior, população economicamente ativa e rendimento médio.
Entre os indicadores sociais, contribuíram informações sobre demografia, educação, habitação, saúde, qualidade de vida, risco juvenil e vulnerabilidade. Já na área fiscal, foram alvo de apuração a receita total do município, receita tributária, despesa total, resultado primário, autonomia fiscal, despesas com pessoal e encargos sociais. E entre os indicadores digitais foram apurados a quantidade de domicílios com computadores, domicílios com computadores e acesso à internet e domicílios com telefones móveis.
Avaliando cada um dos quatro indicadores apurados, Uberlândia ficou melhor classificada no ranking na área econômica – 18º no geral dentre todos os municípios. Verificando apenas os indicadores sociais, a posição geral do município é a de 33º. Entre os indicadores fiscais, a classificação é a de 65º, e no quesito digital, em 93º.
Emancipação
Apesar de existirem atualmente 5.570 municípios no Brasil, a amostra contemplou 5.565 cidades (ou 99,91% do total), pois cinco municípios foram emancipados a partir de 1º de janeiro de 2013. Portanto, não há massa crítica de indicadores suficiente para compará-los aos demais, cuja análise levou em consideração a evolução dos indicadores no período de dez anos.
Fonte: prefeitura de Uberlândia