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No Japão, indústria sofistica etiqueta “inteligente” - CDL Uberlândia

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No Japão, indústria sofistica etiqueta “inteligente”

26 de junho de 2015

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As “etiquetas inteligentes” estão mudando a maneira de fazer compras. E os usos potenciais desses minúsculos circuitos integrados transcendem, e muito, os limites do shopping center. O setor de vestuário está adotando cada vez mais as etiquetas de identificação por radiofrequência (ou RFID, nas iniciais em inglês), como uma maneira fácil e eficiente de monitorar os estoques. A rede japonesa Uniqlo de roupas esporte pretende adotar a tecnologia em suas etiquetas de preços para facilitar o pagamento. A base do funcionamento das etiquetas de RFID está em sua comunicação com um aparelho de leitura por meio de campos eletromagnéticos. Inovações recentes permitiram que essas etiquetas fossem usadas no Japão para combater produtos falsificados, gerir equipamentos médicos e distribuir cupons de desconto.

A Toppan Printing desenvolveu etiquetas de RFID incrementadas, dotadas de uma tecnologia de autenticação chamada PUF, nas iniciais em inglês. Os chips de circuito integrado em cada etiqueta são únicos, a exemplo das impressões digitais, o que impede clonagens. Se você, por exemplo, estiver prestes a comprar uma bolsa de grife de alto preço, pode conferir se o modelo é original ou uma imitação usando seu smartphone para verificar a autenticidade do produto. Um novo serviço, com lançamento previsto para o terceiro trimestre, permitirá que as grifes registrem conjuntos de dados de etiqueta e de informações sobre o produto num servidor.

No início dos anos 2000, as etiquetas RFID custavam mais de 100 ienes (US$ 0,80) cada. Hoje são vendidas por cerca de 10 ienes. As empresas ingressaram nesse campo em massa ­ desde as japonesas Dai Nippon Printing, Toshiba e Fujitsu até a americana Avery Dennison. As empresas veem boas possibilidades no campo do marketing. Quando os clientes estão navegando e empregam seus telefones para ler etiquetas de preços ou monitores instalados na própria loja equipados com RFID, eles podem se defrontar com recomendações de produtos e cupons de desconto.

 

Fonte: Valor Econômico – SP

 

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