Segundo a pesquisa realizada pela CDL Uberlândia com comerciantes e consumidores da região, 64,7% dos empresários estão otimistas com as vendas para a data. Desse total, 50% esperam crescer em até 5%, mesmo patamar de 2017.
Dos empresários que não acreditam no crescimento das vendas, 66,7% atribuem o cenário pouco favorável à crise financeira e 11,1% consideram a data indiferente para o setor.
70,6% dos empresários otimistas supõem que o cartão de crédito será a forma de pagamento mais utilizada durante as compras. E já que a criançada é apaixonada por brinquedos, para 52,9% dos comerciantes não há dúvida de que eles serão os mais adquiridos, seguido de roupas (23,5%).
Para atrair os consumidores, 64,7% das empresas pretendem utilizar descontos variáveis como uma ação chamativa e 41,7% com ações promocionais dentro da loja.
Consumidores
A maioria dos consumidores entrevistados (62,1%) pretendem presentear esse ano. 62,3% vão optar por brinquedos e 24,5% por roupas.
O local mais procurado para as compras será o comércio central (64,8%), seguido de shoppings centers (16,7%) e Internet (9,3%). Entre aqueles que vão comprar em lojas físicas, 50,9% pagarão no dinheiro e os demais no cartão de crédito ou débito.
O ticket médio não passará de R$100,00.
De acordo com a superintendente da CDL Uberlândia, Lécia Queiroz, a data exerce uma influência positiva nas vendas, já que as crianças costumam ganham mais de um presente, entre pais, tios e avós. “A pesquisa indica que mesmo considerando fatores de incertezas no cenário político e econômico, os segmentos entrevistados podem verificar crescimento das vendas”, afirmou.
Expediente
A maioria das empresas entrevistadas (64,7%) pretende manter o expediente na semana que antecede o Dia das Crianças até às 19h.