Considerada a segunda melhor data para o comércio, o Dia das Mães tem boa expectativa de compras por parte dos consumidores e também um otimismo dos empresários, que mesmo diante de um cenário econômico ainda indefinido, apostam num aumento das vendas em relação ao ano passado. É o que revelam duas pesquisas feitas pela CDL Uberlândia no período de 12 a 20 de abril.
Na primeira enquete, em abordagem a consumidores que procuraram o Guichê de Atendimento da CDL, 74% dos entrevistados disseram que pretendem comprar e presentear para o Dia das Mães. Outros 26% já optaram por não dar presentes. Dentre os que afirmaram que querem presentear, 71% pretendem gastar até R$ 100 em compras, enquanto outros 29% tem planos de desembolsar acima desse valor.
Os shoppings aparecem como o principal lugar para ir às compras nesse período, tendo sido a opção respondida por 38% dos entrevistados. O segundo lugar de preferência é o comércio do Centro (32,4%), seguido pelo comércio de bairro (18,3%) e os hipermercados (11,3%).
Já entre os associados, o otimismo é o melhor possível. Pelo menos 99% dos donos ou gerentes de estabelecimentos ouvidos pela CDL disseram que esperam um aumento nas vendas maior superior ao registrado ano passado. Apenas 1% não aposta no crescimento das vendas.
Dentre os otimistas, 50% apostam que o aumento nas vendas será entre 5% a 10%. Outros 35% esperam um crescimento acima de 10% e 15% apostam num crescimento de até 5%. Ainda de acordo com a pesquisa, 96% dos entrevistados não contrataram mão de obra temporária para o mês de maio.
Horário de funcionamento
Em pesquisa realizada junto a seus associados, a CDL também quis saber a intenção de horário diferenciado de funcionamento para o comércio na semana que antecede o Dia das Mães. A grande maioria (92%) terá atendimento normal, outros 5% disseram que vão estender o horário de funcionamento até às 19h e apenas 3% pretendem ir até às 20h.
Já no sábado véspera da comemoração do Dia das Mães, 51% dos associados responderam que ficarão abertos até às 18h, outros 24% pretendem funcionar até às 16h, 24% irão atender em horário normal e 1% apontou outros horários.
As perguntas para os associados foram feitas por email marketing e telemarketing.