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74% dos consumidores pretendem comprar na Páscoa

Os dados são da pesquisa realizada pela CDL Uberlândia com consumidores da cidade.

2 de abril de 2019

O mês de abril começa com boas expectativas para as empresas que trabalham com produtos comercializados durante a Páscoa.

De acordo com uma pesquisa realizada pela CDL Uberlândia com consumidores da cidade, 74% dos entrevistados pretendem fazer compras para celebrar a data.

Os principais produtos citados entre os consumidores foram: ovos de Páscoa ou chocolates artesanais (29%), ovos de Páscoa e ou chocolates industrializados (28%) e peixes (16%).

Ovos personalizados fazem mais sucesso

A preferência pelo chocolate artesanal, aponta uma forte tendência à personalização, já que esse tipo de produto geralmente apresenta valor similar aos industrializados, mas tem como benefício várias opções de recheios, formatos e sabores, de acordo com o paladar do cliente.

A empresa de artigos para festas Loja Doce já abasteceu o estoque com novidades temáticas e tem realizado uma série cursos e oficinas com confeiteiros da região para estimular a produção dos ovos caseiros. “Esperamos um crescimento de mais de 30% nos produtos para produzir os ovos em casa. Isso dará um crescimento médio de 15% no faturamento total em relação à Páscoa de 2018”, afirma a sócia-proprietária da empresa, Juliana Almeida.

A marca de chocolates 100% nacional Cacau Show, também entendeu a necessidade de criar opções exclusivas para seus clientes. A franquia lançou pelo seu aplicativo, o serviço que customiza os ovos de acordo com as escolhas do usuário. Basta baixar o app, selecionar a loja mais próxima, escolher o sabor, escrever uma legenda de até 50 caracteres e inserir três fotos para estampar a embalagem.

“Inovamos com um aplicativo onde o cliente escolhe como quer o seu ovo, nós fazemos e ele pode retirar direto na loja. Simples, prático e criativo”, explicou Adriana Conceição da Silva Loureiro, sócia-proprietária da Cacau Show Center Shopping.

Entre os privilegiados que serão presenteados, estão os namorados(as) /esposo(as), (35%), filhos(as), (27%), pai/mãe, (16%), amigos (6%) e outros (16%).

Doces expectativas para o comércio

Desde o início de março, os supermercados e lojas já enfeitaram suas vitrines, abasteceram seus estoques e as “parreiras” estão cheias de ovos de todas as marcas, tamanhos e bolsos, chamando a atenção dos consumidores, especialmente das crianças, na expectativa de incrementar as vendas para a Páscoa.

33% dos consumidores que responderam à pesquisa planejam comprar em supermercados, 16% em lojas do centro ou de bairros, 14% em lojas especializadas, 10% na internet, 8% em shoppings e 19% em outros lugares.

O ticket médio previsto será entre R$50,00 e R$100,00 (41%), até R$50,00 (31%), de R$100 a R$200 (22%) e acima de R$200,00(6%). A forma de pagamento mais utilizada será o dinheiro (53%), seguida do cartão de crédito (23%), cartão de débito (19%) e outros (5%).

Os aplicativos de celular são fortes aliados nesta Páscoa. Segundo o levantamento, 22% dos consumidores são influenciados por redes sociais ou utilizam aplicativos de comunicação como um canal de compras. 77% afirmam que talvez utilizem mas não são influenciados por esses recursos na tomada de decisão.

A proprietária da empresa de alimentação saudável Bem Leve, Liliane Silva Castro, já possui um cardápio exclusivo para a Páscoa com ingredientes zero glúten, zero açúcar e zero leite para atender a demanda do seu nicho de mercado. A empresária revela que realiza a maior parte dos seus pedidos através de redes sociais e WhatsApp.

“Minha comunicação hoje é 99% digital. Utilizo as redes sociais da minha marca para postar fotos e vídeos dos ovos, assim como fazer enquetes, sorteios e finalizar encomendas. É uma forma prática e dinâmica de conquistar clientes e fazer negócios”.

Para a superintendente da CDL Uberlândia, Lécia Queiroz, os resultados da pesquisa apontam para a cultura da experiência de compra e do relacionamento. “ É preciso cada vez mais colocar valor, identidade e diferencial no que vendemos. Essa é a forma mais assertiva do comércio local concorrer com os grandes players”, destacou.

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