Vender não é tarefa fácil, ainda mais diante de um cenário turbulento como o que enfrentamos hoje no Brasil. Os consumidores, em todo o país, estão segurando seus gastos e os resultados negativos nas vendas para o Dia dos Pais confirmam essa preocupação. Por isso, é fundamental que os vendedores que estão chegando agora no mercado se preparem para enfrentar os desafios que o varejo oferece.
Para animar os profissionais do setor, o professor da IBE-FGV e palestrante André Ortiz, separou algumas dicas para você que é um vendedor novato e não sabe se já consegue passar a credibilidade necessária para os clientes fecharem o negócio. Confira:
1 – Grave depoimentos
A primeira dica é que você grave depoimentos de clientes satisfeitos e mostre para outros possíveis consumidores. Segundo ele, nada vende mais do que outra pessoa falando bem de você.
2 – Saiba ouvir
Um problema muito comum ao vendedor novato é a necessidade de falar muito. “Mas vá com calma, saiba ouvir. O cliente quer muito mais ser escutado do que ficar escutando”, explica o professor.
3 – Fale devagar
André Ortiz garante que é preciso ter calma na hora de conversar com o possível cliente. Para que o consumidor entenda o produto que você está vendendo, é preciso agir com tranquilidade e falar pausadamente, sem ansiedade. Além disso, falar devagar proporciona tempo para pensar nas perguntas e objeções que o cliente pode fazer.
4 – Seja humilde
Essa dica do professor tem muito a ver com a idade do vendedor novato. “É o momento de aprender. Por isso, aja com humildade. Escute e não seja arrogante. Filtre suas palavras e sua forma de conduzir a situação. Saiba engolir sapos. Isso é agir com sabedoria”, explica Ortiz.
5 – Estude e tenha paciência
A recomendação é não ter medo de ouvir um “não”. Também não permita que a ansiedade tome conta de você em caso de negativas. “Tudo tem seu momento e sua forma de ser feito. Vá com calma e estude bastante seu produto e seu setor. Só assim vai conseguir mais experiência e sabedoria para poder vender bem”, finaliza Ortiz.
Fonte: Portal No Varejo