O final do ano é sempre um momento de aumento nos gastos principalmente por conta das compras de presentes e das comemorações. O consumidor precisa ficar atento aos gastos neste período para não comprometer o orçamento, principalmente se já estiver endividado. Uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise, nas 27 capitais do Brasil, mostra que 33% dos consumidores que pretendem presentear este ano possuem contas em atraso, sendo que 69% estão com o nome sujo.
O levantamento aponta também que 24% dos que devem comprar presentes no Natal costumam gastar mais do que podem e que 9% pretendem deixar de pagar alguma conta para adquirir os presentes, desta forma estima-se que 15,2 milhões de consumidores fiquem inadimplentes em seus compromissos financeiros devido às compras para a data. De acordo com os entrevistados, 9% devem deixar de pagar alguma conta para participar das festas de Natal e 8% farão o mesmo para participar das comemorações de Ano Novo.
De acordo com os consumidores, as principais contas que deixarão de ser pagas para comprar presentes de Natal ou participar das festas de fim de ano são: internet (19%), TV por assinatura (17%), conta de água/luz (16%) e cartão de crédito (13%).
13% daqueles que compraram presentes no Natal de 2022 ficaram com o nome sujo
Segundo a pesquisa, 13% dos consumidores que realizaram compras de final de ano em 2022 ficaram com o nome sujo por causa das dívidas pendentes, sendo que 5% já limparam o nome e 8% ainda estão negativados. Em média, o valor das dívidas em atraso é de R$ 1.152.
43% dos filhos participam do processo de escolha dos presentes
A pesquisa revela que 43% dos entrevistados escolhem os presentes junto com os filhos, enquanto 42% escolhem sozinhos. Além disso, 15% têm a intenção de deixar de pagar alguma conta para atender as vontades de seus filhos com os presentes.