Uma parceria entre a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Uberlândia e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) foi apresentada, no dia 14 de Março, no Centro Administrativo durante a abertura do 1º Encontro de Defesa do Consumidor do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O encontro fez parte das ações para marcar o Dia Internacional do Consumidor comemorado no dia 15 de Março.
A parceria consiste na criação do Procon Parceiro, um projeto que visa agilizar, facilitar e educar lojistas e consumidores sobre o processo de compra e de venda e, assim, reduzir os atritos provenientes entre fornecedores e consumidores. O Procon Parceiro tem três linhas de atuação. Uma delas é a Carta de Informações Preliminares (CIP-e), uma plataforma eletrônica online disponibilizada gratuitamente para os comerciantes que serão informados em tempo real e pela internet quando houver ocorrências referentes ao seu estabelecimento. De acordo com o superintendente do Procon em Uberlândia, Frank Resende, o CIP-e também possibilitará estabelecer contatos entre ambas as partes a fim de se evitar instalação de processos administrativos. A plataforma será apresentada diretamente aos lojistas a partir da próxima semana.
Os interessados em tê-la assinarão um termo de adesão e o sistema será instalado em seu estabelecimento. O benefício será disponibilizado em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor.
“Outro aspecto da parceria é o Fornecedor Consciente, em que vamos dar cursos aos comerciantes sobre os direitos dos consumidores”, disse Resende. A terceira parte do projeto consiste em visitas às lojas que serão realizadas pelo Procon com funções educativas e fiscalizadoras.
Para o presidente da CDL, Celso Vilela, a oficialização da parceria vai intensificar o bom relacionamento já existente entre a entidade e o Procon. “É uma ação importante porque temos que minimizar os conflitos entre as partes; nem sempre o consumidor tem razão ou o lojista está certo, então se há uma maior interação entre as partes com certeza todos vão ganhar.”
Fonte: Jornal Correio de Uberlândia