O mais famoso aplicativo de troca de mensagens do mundo está ampliando sua atuação com um novo recurso: o pagamento via WhatsApp.
A novidade foi lançada ontem (15), exclusivamente no Brasil, país onde mais de 120 milhões de pessoas utilizam a plataforma.
Já nas próximas semanas, o mensageiro liberará gradativamente a função de transferência de dinheiro ou compras para usuários e empresas que já utilizam a modalidade WhatsApp Business. A solução é uma parceria entre o WhatsApp, o sistema de pagamentos Facebook Pay e a processadora Cielo.
Segundo a companhia, os usuários poderão enviar até R$ 1.000 por transação e receber 20 transações por dia com um limite de R$ 5.000 por mês, desde que as operações sejam dentro do Brasil e na moeda local.
Enquanto consumidores estão isentos de custos com transferências por débito em conta ou compras, as empresas pagarão uma taxa de 3,99% por transação, valor superior as atuais concorrentes, como a Getnet, que varia entre 1,95% (débito) e 3,09% (crédito), a Rede, do Itaú, que varia de 1,99% (débito) a 3,49% (crédito) e a própria Cielo, que varia de 2,39% (débito) e 4,99% (crédito).
Inicialmente, as transações nas redes Visa ou Mastercard (débito ou crédito) só estão liberadas para as instituições: Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Além disso, o comerciante deve possuir uma conta na adquirente Cielo.
Como o sistema de pagamento pertence ao Facebook Pay, possuir uma conta na rede social também é obrigatório. Segundo a gigante, o Facebook não acessará ou manterá registro das transferências financeiras, função assumida pelos bancos.