O Dia da Liberdade de Impostos é um manifesto criado pela iniciativa privada para demonstrar os custos do sistema tributário brasileiro, que hoje está entre os mais caros e complexos do mundo.
Existem atualmente cerca de 80 tributos cobrados licitamente pelo governo. Tantos impostos, limitam o poder de consumo da população, inibem o crescimento do ambiente de negócios e, consequentemente, impedem a geração de emprego e renda no país, fomentando a desigualdade social.
Para se ter uma ideia, o brasileiro trabalha em média 153 dias (5 meses) por ano só para pagar impostos, que sequer são distribuídos de forma justa e benéfica para os contribuintes.
A proposta da data é mostrar na prática o quão empresas e consumidores são prejudicados por esses altos tributos. Apenas nos setores de Maquiagem e Eletrônicos, por exemplo, as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente.
Há mais de uma década, a ação reúne diversos segmentos de negócios que, neste dia, divulgam ou comercializam produtos e serviços sem os custos dos impostos embutidos para conscientizar a sociedade. Esse ano, o Dia Livre de Impostos acontece no dia 04 de junho.
Empresário, cadastre sua loja aqui e participe do protesto.
Consumidor, acompanhe aqui as empresas participantes e aproveite os descontos.