A startup brasileira Noar lançará em breve o “cheiro digital”, uma tecnologia que inovará o modelo de negócios dos segmentos de perfumes e cosméticos e a experiência do consumidor com aromas e fragrâncias.
A proposta do MultiScent 20 é modernizar a experimentação de produtos por catálogos, borrifadores, frascos e amostras, através de uma nanotecnologia de “ar seco”, que libera, por meio de tablets, smartphones ou outros dispositivos eletrônicos, até 20 essências sem deixar resíduos na atmosfera, no demonstrador ou no usuário, reduzindo o risco de confundir o olfato do consumidor e aumentando a possibilidade da demonstração de mais produtos.
A CEO da startup, a engenheira Cláudia Galvão, é pioneira na produção de microcápsulas de fragrâncias no Brasil desde 2011, para aplicação em catálogos impressos, tendo como primeira cliente, a Avon, que hoje pertence ao Grupo Natura.
Nove anos depois, a Natura será a primeira a adotar o “cheiro digital” em sua operação, que distribuirá 1,2 milhão de tablets entre consultoras e lojas físicas.
Segundo a CEO da startup, a solução visa modernizar o processo de vendas, criando uma solução mais sustentável, econômica e moderna. “Numa indústria tão multissensorial como a de cosméticos, queríamos que nossos clientes, especialmente os de venda direta, tivessem as ferramentas necessárias para se adaptar ao novo cenário”.
Agora, o desafio da Noar é desenvolver nos próximos anos, diferentes aplicações para distintos cenários, como é o caso das redes varejistas, que podem oferecer ao público, totens, tablets ou outros mecanismos com experiências que estimulem o sentido e, consequentemente, a decisão de compra!