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Setor supermercadista deve abrir 15 novas lojas neste ano na região - CDL Uberlândia

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Setor supermercadista deve abrir 15 novas lojas neste ano na região

29 de maio de 2015

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O setor supermercadista da região do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba deverá crescer, neste ano, entre 2% e 2,5%, a partir de investimentos de R$ 55 milhões em reformas e na abertura de, pelo menos, 15 novas lojas. A expectativa é de que sejam gerados 1,5 mil novos empregos diretos no período. A projeção regional feita pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) está alinhada a de todo o Estado de Minas Gerais, cuja previsão de crescimento é de 2% a 2,5%.

Com juros mais altos e clima de incerteza na economia, as condições para investir neste ano estão menos favoráveis que as do ano passado, mas há espaço para crescer, segundo o novo vice-presidente regional da Amis em Uberlândia, Mílson dos Santos. “As perspectivas são diferentes, mas a região é próspera e o supermercadista tem que buscar oportunidades de crescimento e amadurecimento profissional. É uma questão de necessidade, pois o mercado é muito competitivo”, afirmou.

Na avaliação do setor em nível estadual, a estimativa é de que serão investidos cerca de R$ 300 milhões, a serem aportados em reformas de 75 lojas e abertura de outras 70 – a grande maioria de porte pequeno. “Em meio às dificuldades, temos que encontrar o caminho das oportunidades e focá-las. Com criatividade, vamos fazendo uma leitura das necessidades do consumidor”, disse o superintendente da Amis, Adílson Rodrigues.

Computados os números projetados pela entidade, o setor de supermercados em Minas terá, ao fim de 2015, um total de 1.075 pontos de venda, respondendo pela geração de 174 mil empregos, dos quais 26,7 mil no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Rede estima 35% de crescimento para 2015

Presente em dez cidades do Estado de Minas Gerais, a rede Bahamas trabalha com uma estimativa de crescimento de 35% para este ano e tem garantida a abertura de cinco novas lojas, das quais duas em Uberlândia.

A predominância dos investimentos do mercado em lojas de porte pequeno – as chamadas “lojas de vizinhança” – decorre, segundo Nélson Júnior, gerente de Marketing, da necessidade do consumidor reduzir seu deslocamento pela cidade na hora das compras, buscando encontrar tudo o que precisa num mesmo local e, de preferência, próximo de sua casa. “Esta sempre foi nossa linha de atuação e agora é uma tendência para as grandes redes, que estão recuando no formato delas”, disse.

Investimento de R$ 100 milhões será feito em outra rede

 

Em linha com a tendência de comportamento do consumidor, a rede Extra anunciou um investimento de R$ 100 milhões este ano na reformulação de seus hipermercados, com o objetivo de modernizar sua estrutura física e forma de operação. O novo conceito foi implantado em duas lojas piloto de São Paulo, que serviram de modelo para a reforma e reinauguração de 20 unidades no País, entre elas a de Uberlândia.

Segundo informações da rede, a mudança no formato considera o interesse crescente dos clientes por itens frescos, como o das seções açougue, padaria e rotisseria. Além de reforçar o time de empregados, está sendo aperfeiçoada a disposição dos produtos nas gôndolas e a largura dos corredores para facilitar a circulação das pessoas e permitir uma compra mais rápida.

 

Estimativa para 2015

Crescimento

  • Minas Gerais: 2% a 2,5%
  • Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: 2% a 2,5%

Investimento

  • Minas Gerais: R$ 300 milhões
  • Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: R$ 55 milhões

Novos empregos

  • Minas Gerais: 8 mil
  • Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: 1,5 mil

Novas lojas

  • Minas Gerais: 70
  • Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: 15

Total de lojas

  • Minas Gerais: 7.045
  • Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: 1.075

Fonte – Correio de Uberlândia

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