Janeiro é oficialmente o mês das liquidações.
Em função do aumento nos gastos de fim de ano e das despesas anuais, como IPTU, IPVA, material escolar, entre outros, há uma baixa já prevista no faturamento do varejo.
Para contornar a queda no consumo, típica de início de ano, muitas empresas apostam nos tradicionais saldões.
A estratégia traz excelentes resultados financeiros, além de liquidar o estoque parado e ampliar a percepção da marca.
Se você não se planejou para esse período, acompanhe algumas dicas simples para colocar em prática a partir de agora!
- FAÇA O ESTOQUE GIRAR: esse é o momento de liquidar as mercadorias que estão deixando o seu dinheiro parado.
- APROVEITE AS TROCAS E DEVOLUÇÕES: uma das maiores reclamações dos consumidores é a falta de preparo e atenção da loja na hora de trocar produtos. O vendedor precisa ter em mente que essa é uma ótima chance de oferecer mais produtos, aumentar o ticket médio e fidelizar um novo cliente, já que muitas vezes, quem vai à loja é o presenteado e não o comprador.
- DEFINA PRAZOS: é essencial que sua campanha tenha início e término. Além disso, reforce em toda comunicação que as promoções só serão válidas enquanto o estoque estiver disponível.
- APLIQUE DESCONTOS REAIS. Aumentar o preço dias antes da ação para criar reduções na data é uma prática desleal, que impacta a imagem do seu negócio.
- TRABALHE COM AMPLAS ESTRATÉGIAS DE DESCONTO, como: kits promocionais, leve 2 e pague 1, descontos progressivos, brindes para compras de maior valor, etc.
- CAPRICHE NA DIVULGAÇÃO. Trabalhe vitrines criativas, crie etiquetas com descontos para as peças e intensifique esse trabalho nas redes sociais da empresa.
Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso conteúdo por aqui e boas vendas!