Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/cdl-sites/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 36

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/cdl-sites/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 36

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/cdl-sites/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 36

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/cdl-sites/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 36
Rota 28: Integração política e econômica entre Uberlândia e Araguari - CDL Uberlândia

Sistema CNDL

Notícias

Rota 28: Integração política e econômica entre Uberlândia e Araguari

29 de agosto de 2013

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/cdl-sites/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 36

Além de maior integração política e econômica, projeto visa criar oportunidades e gerar negócios para as cidades. Integrar Araguari e Uberlândia a partir da geração de negócios e oportunidades envolvendo a BR-050, explorando seu potencial econômico e sócio cultural, considerando ainda sua localização estratégica. Este é um dos objetivos do Rota 28, segundo o idealizador do projeto, o publicitário e diretor da Fórmula P, Paulo Fernando. “Em parceria com a CDL Araguari e Uberlândia e as prefeituras municipais, conduzimos a ideia deste projeto desde sua concepção à formatação, acreditando na importância de uma realização como esta para o desenvolvimento da região. Este momento é mais que oportuno para a implantação, tendo em vista os debates atuais em torno da criação da Região Metropolitana, a duplicação da BR-050 e a entrega da Ponte sobre o Rio Araguari. O Rota 28 vem para constituir formalmente a BR-050 como uma rota de prosperidade e oportunidades. Um projeto que tem seu início e não tem fim”, disse Paulo Fernando. Além de interligar as duas cidades, a BR 050 é porta de entrada para diversos pontos comerciais e turísticos no trecho entre as duas cidades mineiras. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), 16 mil veículos trafegam diariamente pela rodovia que está duplicada trazendo mais segurança. A BR 050 promove a integração de Brasília com o Triângulo Mineiro e possibilita o acesso às principais regiões do país.

Ações
Neste projeto, algumas ações serão realizadas, sendo: levantamento, promoção e criação de locais que forneçam serviços para veículos, locais de alimentação e lazer, locais de turismo e exploração de pontos turísticos. Para a viabilização do projeto será criado o Instituto Rota 28, onde núcleos trabalharão levando em conta eixos políticos, de captação e promocional.
A iniciativa do projeto é da CDLs de Uberlândia e Araguari será implementado pelo Circuito Turístico do Triângulo Mineiro e o Uberlândia Convention & Visitors Bureau (UC&VB), com o apoio das Prefeituras de Araguari e Uberlândia, Governo Federal (DNIT e Ministério do Turismo), Governo de Minas, G8 (ACIA, ACA, CDL, Sindiia/Fiemg, OAB, Sindicato Rural, Sindcom e Sindivest/Fiemg) e G7 Uberlândia, formado pelas instituições Aciub, CDL Uberlândia, Conselho de Veneráveis, Fiemg, OAB Uberlândia, Sindicato Rural e Sociedade Médica.
As prefeituras de Uberlândia e Araguari também estarão envolvidas no processo. Segundo o prefeito de Uberlândia Gilmar Machado, a implantação desse projeto acontece num momento oportuno para Uberlândia e Araguari, que passam por um período de amadurecimento das ações integradas e da necessidade de se buscar o fortalecimento dos municípios por meio do desenvolvimento regionalizado. “Os novos atrativos que virão por parte da iniciativa privada, somadas às ações do poder público, como a retomada do trem turístico, darão a visibilidade e sustentação necessárias para que o Rota 28 seja consolidado”, afirma Gilmar Machado.
Com todos estes envolvidos e o projeto pronto, será viável transformar o trecho entre as duas cidades em um grande empreendimento, um espaço de geração de negócios e oportunidades, a partir da exploração de todo o seu potencial econômico e sócio cultural.

28 motivos
Maior integração política social e econômica dos dois municípios, total sintonia com a criação da região metropolitana, abertura da região para novos investimentos privados, fortalecimento dos dois municípios como destinos turísticos nacionais e internacionais , estimulo ao empreendedorismo local, desenvolvimento da pratica de esportes, estimulo à parceria publica-privada, revitalização de acesso a zona rural, revitalização de patrimônio histórico, revitalização de fazendas, investimentos (ofertas de produtos e serviços, segurança), manutenção constante da BR, preservação ambiental, geração de oportunidades e negócios, geração de oportunidades de aprendizagem, treinamento para o turismo, capacitação da comunidade para a recepção de turistas, geração de emprego, geração de renda, exploração dos pontos turístico já existentes, descoberta de novos pontos turísticos, estímulo às manifestações culturais, divulgação das artes, cultura e culinárias locais, fortalecimento do setor hoteleiro, estimulo ao turismo de negócios, ecológico e educacional e priorização do desenvolvimento sustentável dos dois municípios. Além de próximas, Araguari e Uberlândia possuem perfil empreendedor, com várias atividades voltadas ao mundo dos negócios, berços de grandes indústrias, localização estratégica e importantes índices de desenvolvimento. O elo com a BR 050 passa a configurar como uma rota de integração e desenvolvimento para as duas cidades.

Uberlândia
Além da BR 050 interligar Uberlândia e Araguari, as duas tem o mesmo foco: ser desenvolvimentista. Basta ver o crescimento de Uberlândia em número de populacional. São mais de 600 mil habitantes. E não para por aí: Uberlândia detém o maior PIB do Triângulo Mineiro. É a primeira cidade do interior de Minas e a 4ª do interior do país em população e geração de emprego. Uberlândia detém o 2º mercado consumidor de MG, é 2ª cidade mineira com o maior desenvolvimento nas áreas da saúde, educação, emprego e renda. Possui grande potencial para o turismo de negócios e esportivo, e é considerada como a capital da logística, reconhecida pela ONU Habitat como umas das cinco cidades emergentes que crescem com qualidade de vida.

Araguari
Araguari também tem seus atributos. Possui uma economia sólida e excelente infraestrutura, é precursora da irrigação de café e a maior região de café do país. A cidade com mais de 109 mil habitantes possui o 3º maior entroncamento ferroviário do país, e além de abrigar três das maiores empresas de suco do país (Dafruta, Pomar e Ebba) é sede das maiores indústrias multinacionais de grande porte como a Selecta. E o município vem recebendo grandes investimentos, a exemplo do terminal de transbordo da Vale, o maior da América Latina que já está operando. Araguari também tem grande potencial turístico-ecológico, mais de 100 cachoeiras naturais, grutas, parques aquáticos, entre outros.

Região
E o que dizer da região? A região está em desenvolvimento econômico, possui localização geográfica estratégica, trecho rodoviário duplicado, riquezas de belezas naturais a serem exploradas e facilidade de acesso aos pontos turísticos.

Compartilhe