fbpx

Sistema CNDL

Notícias

Retrospectiva CDL 2022

Em 2022, a CDL Uberlândia direcionou esforços para atender duas demandas imediatas: a adequação das empresas a nova economia global e a ampliação da representatividade política necessária para defender mudanças que simplifiquem e desburocratizem a vida do setor produtivo.

29 de dezembro de 2022

2022 foi um ano de recuperação econômica. As empresas brasileiras tiveram que lidar com um longo período de incertezas e limitações orçamentárias, em detrimento da inflação elevada, dos altos juros e dos conflitos externos.

Mesmo assim, vivenciamos a queda dos casos da Covid-19 e o avanço da vacinação, o que trouxe mais confiança para o consumidor e fôlego para o comércio e serviços.

Nesse cenário, a CDL Uberlândia direcionou esforços para atender duas demandas imediatas: a adequação das empresas a nova economia global e a ampliação da representatividade política necessária para defender mudanças que simplifiquem e desburocratizem a vida do setor produtivo.

Para entender quais medidas deveriam ser priorizadas, realizamos diversos levantamentos e pesquisas, que conseguiram mapear desde a satisfação do associado com relação à entidade até as expectativas de vendas ao longo do ano.

Inauguramos no segundo semestre, a primeira REDE DE ATENDIMENTO AQUI TEM SEBRAE da cidade, um espaço especialmente desenvolvido para atender empreendedores que buscam suporte empresarial e acesso aos produtos e serviços Sebrae.

Esse ano, além das consultorias individualizadas e das capacitações gratuitas, o associado teve um grande reforço comercial, com o programa VAREJO ON.

Em parceria com o SEBRAE, a iniciativa contemplou uma série de estratégias comerciais, com o objetivo de ajudar as empresas locais a venderem mais e melhor durante todo ano.

Ao todo, foram 7 ações dedicadas às principais sazonalidades do comércio brasileiro: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Black Friday, Semana do Brasil e Natal.

As empresas participantes receberam um plano completo de marketing, que abrangeu: consultoria em vitrinismo e visual merchandising, distribuição de materiais publicitários, comunicação online e mais de R$50 mil em sorteios para seus clientes.

Para estimular a distribuição de cupons pela equipe de vendas, as lojas sorteadas também ganharam bonificações ao longo do ano.

A Fundação CDL realizou cerca de 40 cursos profissionalizantes em diversas áreas do conhecimento, com negociações especiais e descontos de até 50% para associados.

A organização também conduziu cerca de 50 estudantes para o mercado de trabalho através do programa CDL APRENDIZ e ajudou quase 700 estudantes a iniciarem suas carreiras através por meio do CDL ESTÁGIO.

No aspecto político, conseguimos reunir as principais lideranças da região e articular importantes mobilizações, em consonância com a forte atuação da CNDL em Brasília, sistema da qual a CDL faz parte.

Durante as eleições, realizamos campanhas de conscientização, posicionamentos públicos e encontros, transmitidos ao vivo, com candidatos a Deputados Federais e Estaduais pela nossa região.

Também retomamos o trabalho ativo do G7 Uberlândia, associação civil sem fins econômicos formada pelas principais entidades representativas do município.

Para 2023, o planejamento estratégico engloba ainda mais oportunidades, soluções e serviços gratuitos para que o associado continue bem assessorado em todas as etapas do seu ciclo de negócios e seja representado com a seriedade e o respeito que ele merece, afinal, empresas são a mola propulsora para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Compartilhe