fbpx

Sistema CNDL

Notícias

Prefeitura de Uberlândia certifica adolescentes do Programa Jovem Aprendiz

A cerimônia foi realizada no auditório Cícero Diniz. 225 jovens foram certificados.

29 de novembro de 2018

De uma parceria bem-sucedida entre a Prefeitura de Uberlândia e a Fundação CDL surgem importantes oportunidades para que jovens em situação de vulnerabilidade social possam provar o seu talento e ingressar no mercado de trabalho com excelentes perspectivas de crescimento profissional.

Ontem (28), os adolescentes que participaram do programa Jovem Aprendiz foram certificados pelo curso Capacitação para o 1º Emprego durante a cerimônia de diplomação realizada no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal.

Desde 2017, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação conta com a experiência da fundação para capacitar jovens e liderar atividades que vão desde o programa pedagógico, seleção de instrutores, entrega de apostilas, até a indicação para processos seletivos e contratação dentro dos programas Jovem Aprendiz e Estágio.

Os 225 jovens atendidos este ano sob a coordenação da Sedesth e Fundação CDL têm entre 14 e 16 anos, cursam a partir do 9º ano de ensino fundamental ou médio e, em sua maioria, são atendidos pelos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) dos bairros Morumbi, Lagoinha, Jardim Célia, Luizote de Freitas, Tibery, Marta Helena e no distrito de Tapuirama. O projeto também recebeu 50 adolescentes que cumprem medida socioeducativa e foram encaminhados pela Vara da Infância e da Juventude ao Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS).

Segundo o prefeito Odelmo Leão, o programa é um estímulo à qualificação, como foco na inserção desses jovens no mercado de trabalho. “Nosso objetivo é possibilitar aos adolescentes o acesso ao conhecimento, pois logicamente, é por meio dele que eles terão a oportunidade e construir um futuro melhor”.

Para a secretária municipal da Sedesth, Iracema Marques, a formação ensina também sobre responsabilidades do dia a dia. “As aulas abordaram, de maneira interdisciplinar, como os jovens devem ser preparar para sua vida adulta. Tópicos como pontualidade, responsabilidade e obrigações também são abordados, de maneira que esses ensinamentos possam ser utilizados no cotidiano de cada um”, ressaltou.

Bânia Vieira Poli, gerente executiva da Fundação CDL, espera que no próximo ano mais jovens sejam beneficiados pelo programa. “A parceria com a Prefeitura amplia nossas condições de fomentar a geração de empregos e o desenvolvimento empresarial, social e humano da comunidade. As expectativas para o próximo ano são excelentes e estão totalmente conectadas com nossa estratégia de contribuir com o crescimento da cidade”.

Fotos aqui.

Compartilhe