Essa semana, a Polícia Militar deu início a Operação Natalina 2022, em todo o estado de Minas Gerais. O objetivo é intensificar o trabalho das forças de segurança durante o fim de ano.
Em Uberlândia, a força tarefa terá maior concentração no centro da cidade, que tende a receber um fluxo maior de pessoas em função das compras de Natal. Além disso, grande parte das lojas da região estendem o horário de funcionamento para atender a demanda da época.
De acordo com um levantamento realizado pela CDL, das empresas que pretendem ampliar a jornada de trabalho, 40% ficarão abertas até as 19h; 40% cogitam funcionar até as 20h e 20% gostariam de ir até as 21h.
O aumento do movimento dentro dos estabelecimentos e o atendimento prolongado exigem do Comércio e Serviços atenção redobrada para coibir furtos, roubos e golpes, comuns neste período do ano.
Investir na instalação de câmeras internas e externas ou na contratação temporária de vigilantes podem minimizar muito os riscos. Também é importante não guardar grandes quantias de dinheiro na loja e preparar a equipe para identificar situações suspeitas e agir no momento certo.
Denúncias de crimes ou infrações podem ser feitas pelo 190 ou Disque Denúncia Unificado (DDU), pelo 180.
A operação vai até o dia 31 de dezembro. Nesta edição, a equipe contará com o reforço de seis bases comunitárias, seis viaturas, 18 motos, englobando 100 militares e soldados recém-formados.