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Pesquisa FCDL-MG: Cerca de 80% dos mineiros vão deixar suas compras de Natal para a última hora

O tíquete médio dos presentes deve girar em torno de R$ 275.

13 de dezembro de 2022

Uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), entre os dias 28/11 e 9/12, aponta que 78,4% dos mineiros irão às compras somente na semana que antecede o Natal (19 a 24/12). Outros 15,7% disseram ter comprado os presentes no mês de novembro e apenas 5,9% afirmaram que vão aproveitar as tradicionais liquidações de janeiro.

Segundo o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, dentre os motivos mais citados para tal comportamento, evidenciaram-se a cautela e as incertezas geradas pelo cenário político e econômico. “Frente às mudanças e expectativas diante desse cenário, os consumidores acreditam que não há espaço para riscos que podem prejudicar o orçamento e o padrão de vida de cada um”, avalia.

Ainda de acordo com o levantamento, no que tange ao tíquete médio dos presentes, ele deve girar em torno de R$ 275. “E isso somente para pessoas muito próximas e para pequenas compras, pois os entrevistados deixaram bem claro que a inflação dos produtos não permitirá compras com gastos elevados e nem em quantidades maiores”, explica Vinícius Carlos.

Vestuário lidera intenção de compras

Dentre os itens mais citados como opção de presentes, estão vestuário (27,6%), brinquedos (11,2%), calçados (11,2%), eletrônicos (6,0%) e perfumaria (6,0%). Esses produtos, principalmente o primeiro, lidera o ranking na maioria das vezes dado a sua gama de produtos que atendem todas as classes sociais.

Lojas físicas e online

Segundo a pesquisa, o local escolhido para fazer as compras ficou bastante simétrico: 35,3% dos mineiros irão realizá-las, tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais; 33,3% vão procurar somente as lojas físicas e 31,4% irão realizar as compras pela internet.

Na opinião do economista da FCDL-MG, os preços, a facilidade de compra, os prazos de entrega e a disponibilidade do produto é que vão definir o melhor local para a compra.

13º salário – poupar ou gastar?

Não há como negar que a injeção do 13º salário traz um ânimo extra para a comemoração do natal que, por si só, possui um forte apelo emocional.

Contudo, conforme apurado no levantamento, considerando-se os juros altos, 43,5% dos mineiros disseram que pretendem guardar um pouco mais de dinheiro. Outros 32,6% querem quitar dívidas e 23,9% irão às compras.

“Mesmo diante do momento sazonal, o cenário econômico e suas incertezas trazem consigo muito cautela. Além disso, a troca de presidentes trouxe grandes incertezas políticas que, por sua vez, está impactando a confiança do consumidor diante de suas finanças e a economia”, analisa Vinícius Silva.

Perspectivas para 2023

A pesquisa também analisou a expectativa dos mineiros para 2023, perguntando o que eles esperam para o próximo ano. A maioria respondeu que aguarda mais estabilidade nas flutuações políticas e econômicas, além de controle da inflação, queda dos juros e mais oportunidades de emprego.

“Não se pode buscar um crescimento, sem antes recuperar as perdas que foram acumuladas nos últimos anos. Em resumo, a palavra citada por 100% dos mineiros foi ‘cautela’. Para o lojista, o cenário fica mais desafiador, mas nada que um bom planejamento não resolva. O que importa é aproveitar o cenário para aumentar as estratégias, trazer o consumidor cada vez mais perto do clima de Natal, melhorar os preços, sem comprometer as finanças, treinar seus vendedores para que façam vendas customizadas e, por fim, utilizar da criatividade para oferecer o melhor e auferir resultados positivos”, finaliza o economista.

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