A implantação do novo e ampliado sistema de videomonitoramento de Uberlândia, serviço que começou em junho de 2014 e era para ficar pronto três meses depois, em setembro, deve, finalmente, começar a funcionar em agosto deste ano, segundo a Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas e Segurança Cidadã, que afirma também que as 32 novas câmeras já estão instaladas e operando em fase de teste. Com a ampliação, a cidade passará a ter 104 equipamentos de vigilância urbana, operados por 67 monitores, que terá o reforço de 12 novos profissionais que começam a ser treinados essa semana.
De acordo com o coronel da Polícia Militar (PM), Volney Halan Marques, o atraso na entrega do novo sistema ocorreu por problemas técnicos. “Todas as câmeras já estão instaladas e prontas para operar. Assim que os monitores estiverem treinados, o sistema será inaugurado”, disse. Além do setor central, os bairros Luizote de Freitas, Jardim Patrícia e Planalto, na zona oeste; Santa Mônica, na zona leste, Roosevelt, na zona norte, e São Jorge, na zona sul, também receberão câmeras. “As 72 câmeras que monitoram o setor central foram substituídas por digitais”, afirmou.
Segundo o secretário de Prevenção às Drogas e Segurança Cidadã, Maurício Pereira de Andrade Júnior, devem ser contratados 22 operadores ao todo. “A demanda que tivemos foi desse número, mas estão treinando a primeira turma e depois vão treinar o restante do pessoal”, disse. Ele não soube precisar a data de inauguração, mas garantiu que ela deve ocorrer no próximo mês. “De agosto ela não passa”, disse.
O custo total do sistema, envolvendo aquisição, instalação, manutenção e operação do sistema de videomonitoramento, pelo período de dez anos, é de aproximadamente R$ 11,5 milhões.
Fonte: Correio de Uberlândia