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No Natal o melhor presente é o que vem com amor

9 de dezembro de 2016

O clima natalino já está presente em cada um! Seja ao enfeitar o comércio, empresas e residências ou começar a planejar o final de ano, a ceia, presentes e a forma de vivenciar esse bonito período. Com o intuito de orientar os empresários e consumidores, a CDL Uberlândia realizou pesquisas no Balcão de Atendimento e com os Associados a fim de conhecer as expectativas de cada um, presentes que serão adquiridos e o horário de funcionamento do comércio para a data. As pesquisas foram realizadas entre os dias 24 de novembro e 05 de dezembro.

Pesquisa Balcão de Atendimento

 

  • Das entrevistas realizadas no balcão de atendimento da CDL, entre os dias 24/11 e 05/12, 81% dos entrevistados presentearão neste período natalino e 19% não pretendem adotar essa prática;
  • Dos que responderam que pretende presentear, o item vestuário foi o mais escolhido para 35% dos entrevistados. Itens do vestuário como blusas e calças devem ser os preferidos. Para 33% dos participantes da pesquisa, os acessórios como relógios, cintos e perfumes serão os escolhidos para presentear;
  • O local para compra dos presentes mais citado, com 29%, é o comércio formal do Centro, seguido por 28% que vão optar em comprar no bairro onde moram e 19% escolherão realizar as compras nos shoppings da cidade;
  • Em relação à forma de pagamento, para 30% dos ouvidos pela pesquisa a melhor forma de pagamento será através do cartão de débito, para 27% cartão de crédito, 25% em dinheiro e 15% utilizarão o crediário;
  • Quanto ao valor médio dos presentes, para 28% dos entrevistados será entre R$ 101,00 a R$ 150,00, 24% devem gastar de R$ 51,00 a R$ 100,00, 21% R$151,00 a R$200,00, 14% pretendem gastar mais que R$ 200,00 e para 13% o presente deve atingir o valor de até R$ 50,00.

Pesquisa Associados – CDL Uberlândia

  • A pesquisa referente às expectativas dos Associados para o Natal aponta que 67% dos empresários esperam crescimento nas vendas e 33% acreditam que não haverá incremento na receita;
  • Em relação à expectativa de vendas para esse período, 36% esperam vender até 3% a mais que 2015, 29% acreditam que a comercialização de produtos aumentará até 5% a mais que o ano anterior, 14% esperam vender até 10% a mais que no ano passado e 21% dos empresários projetam vender mais que 10%;
  • Para a totalidade dos empresários que não esperam crescimento nas vendas, 100%, a crise financeira é apontada como o principal motivo para essa expectativa;
  • Para as vendas de final de ano, os comerciantes afirmam que estão se preparando da seguinte forma (em ordem na citação na pesquisa): planeja aumentar estoques de produtos de maior giro (28%), nenhuma ação diferente para o Natal (22%), planeja investir em novos produtos, novidades para atrair o público (17%), realizar promoções (11%), concessão de descontos (11%), decorar as vitrines, inovar os catálogos de produtos e site (6%) e outras ações (6%);
  • Os empresários que vão comunicar com consumidores como estratégia para aumentarem as vendas de Natal, 78% farão divulgações através da internet, sites, e-mail marketing e redes sociais e 22% não pretendem comunicar as ações;
  • A pesquisa também questionou a respeito do que os comerciantes esperam referente ao comportamento do consumidor no Natal: 61% acreditam que os consumidores reduzirão os custos, 17% devem comprar mais produtos de alimentação, também 17%, devem comprar mais roupas, calçados e acessórios e 6%, na opinião dos empresários, devem comprar eletrônicos;
  • O valor médio que os consumidores gastarão com os presentes, segundo expectativa dos comerciantes, para 50% será entre R$ 50 e R$ 100, para 28% dos entrevistados o valor dos gastos deve ser entre R$ 100 e R$ 200, o valor de R$ 50 será a opção adotada para 17% e R$ 200 para 6% dos empresários;
  • Mesmo diante do atual momento, 72% dos empresários acreditam que os consumidores comprarão os presentes utilizando o crédito parcelado, 17% devem utilizar o crediário próprio e 11% na opinião dos lojistas devem pagar à vista;
  • Em relação ao local escolhido para comprar os presentes, 61% acreditam que as lojas de bairro serão a opção adotada, 22% as lojas do centro e para 17% as lojas em shopping centers.

Campanha Natal CDL Uberlândia

A CDL Uberlândia preparou para esse ano uma campanha de Natal inspirada pelo amor, união e carinho! Sentimentos que afloram nessa época do ano. Os Associados da CDL Uberlândia estão recebendo os cartazes para que a magia do Natal fique ainda mais presente em cada empresa. Além desse material, toda a população poderá acompanhar pelas redes sociais, TV e rádio o comercial preparado para que as demonstrações de afeto sejam ainda mais presentes.

O tema da campanha esse ano é “No Natal o melhor presente é o que vem com amor”. A escolha foi para demonstrar que sentimentos quando expressados com o coração são marcantes e capazes de transformar.

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