Empresas e consumidores aguardam ansiosos a Black Friday, no próximo dia 26!
A segunda data mais lucrativa do comércio aquece o mercado com descontos reais e muito atrativos, sobretudo em um momento onde economizar é a palavra de ordem.
Infelizmente, o aumento da busca por ofertas típicas do período também atrai a atenção de criminosos virtuais. De acordo com o principal laboratório de cibersegurança da América Latina, o Dfndr Lab, mais 150 milhões de brasileiros já foram vítimas de phishing em sites e aplicativos falsos.
Para garantir descontos com segurança é preciso tomar algumas precauções:
CUIDADO COM OFERTAS VIA WHATSAPP E REDES SOCIAIS:
Desconfie de grandes descontos e promoções imperdíveis compartilhados através desses canais.
Na dúvida, NÃO CLIQUE no site divulgado. Esses links podem te direcionar para sistemas capazes de roubar dados sensíveis, como o seu cartão de crédito.
ANTES DE COMPRAR, ASSEGURE A VERACIDADE DO SITE
Os golpes estão cada dia mais sofisticados. Para captar dados bancários e outras informações pessoais, criminosos criam sites quase idênticos aos oficiais, com a mesma identidade visual e até avaliações fake para passar credibilidade.
Para não cair na armadilha, confira o endereço do site, letra por letra. Para ludibriar a vítima, os criminosos geralmente compram domínios muito parecidos aos das lojas oficiais. Observe também se há um ícone de cadeado na barra de endereço.
NÃO RESPONDA E-MAILS OU SMS SUSPEITOS
Outra tática comum é o envio de e-mails ou SMS com informações sobre falhas na compra de produtos ou serviços que você não adquiriu para induzi-lo a informar o equívoco, clicando no link suspeito.
UTILIZE O SPC AVISA E SEJA NOTIFICADO DE IMEDIATO!
O serviço SPC AVISA monitora o seu CPF e te notifica por e-mail, em até 24 horas, sobre qualquer movimentação suspeita em seu documento, como consulta para a realização de compras a prazo, verificação de nome restrito, inclusão de registros de inadimplência, alteração de dados cadastrais, entre outros. ASSINE A SOLUÇÃO e evite fraudes. Ligue: (34) 3239-3400