Sistema CNDL

Notícias

Fusão de empresas de bebidas vai originar em uma gigante do setor

15 de outubro de 2015

Depois de quase um mês de negociações, a Anheuser-Busch InBev conseguiu fechar acordo para comprar a rival SABMiller. A proposta precisou ser melhorada quatro vezes antes de ser aceita. Calculada em torno de 68 bilhões de libras esterlinas (algo em torno de 104 bilhões de dólares ou 393 bilhões de reais), a aquisição está entre as maiores já feitas na história e vai originar uma gigante do setor de bebidas.

A AB InBev é dona de marcas de cerveja como Budweiser, Stella Artois e Corona e controla também a brasileira Ambev, fabricante de rótulos como Skol e Brahma. Já a SABMiller produz marcas como Castle, 2M, Aguila e Alpha e abrirá mercado para AB InBev no continente africano, onde foi fundada há 120 anos.

Caso a fusão seja aprovada pelos órgãos reguladores, juntas, as duas empresas terão em mãos um terço de toda a produção mundial de cerveja.

A junção das companhias dará à AB InBev acesso à África, continente ainda não abraçado pela gigante, e também a regiões como o Leste Europeu, Escandinávia e América Central e a países como Colômbia e Nova Zelândia. Já a SABMiller, que nasceu na África do Sul, poderá chegar ao Brasil, Bolívia, Cuba, Guatemala e Uruguai, por exemplo.

Fonte: Site Exame

Compartilhe