Sistema CNDL

Notícias

Expansão do aeroporto, requalificação do centro, projeto Uberlândia 2100 e homenagem ao Sr. Luiz Alberto Garcia marcam reunião promovida pela CDL Uberlândia

18 de dezembro de 2015

No dia 17 de dezembro foi realizada uma reunião na sede da CDL Uberlândia, com aproximadamente 30 participantes (Diretoria da CDL e da Fundação CDL, Associados Efetivos e convidados). Nesta oportunidade, o Presidente da CDL Uberlândia, Cícero Heraldo Novaes, entregou ao Presidente do Grupo Algar, Sr. Luiz Alberto Garcia, o Título de Sócio Benemérito. “O Sr. Luiz é uma pessoa que se dedica à vida empresarial e a cidade de Uberlândia há muitos anos e atualmente está abraçando mais um projeto importante para cidade o Uberlândia: o Uberlândia 2100!”, destaca Cícero Heraldo Novaes, Presidente da CDL Uberlândia.  Foi entregue pela diretora de Marketing da CDL Uberlândia, Isabel Rosita Leite Fialho, ao homenageado uma placa representando o apreço e admiração que a CDL possui com os seguintes dizeres: “a CDL Uberlândia concede nesta data o título de Sócio Benemérito por sua contribuição pessoal para melhoria contínua do ambiente de negócios e qualidade de vida da cidade de Uberlândia”.

Além da homenagem, Cícero Novaes apresentou o projeto de requalificação do centro. O Superintendente da INFRAERO, Sr. Sérgio Kenedy, fez a apresentação do Projeto de Expansão do Aeroporto de Uberlândia. Outro tema abordado foi o projeto Uberlândia 2100 apresentado pelo Sr. Cícero Domingos Penha, vice-Presidente de Talentos Humanos do Grupo Algar, Dílson Dalpiaz, consultor de empresas, e Panayotes Tsatsakis, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (SINDUSCON-TAP).

Requalificação do Centro

 

De acordo com Cícero Novaes, Uberlândia precisa revitalizar sua área central e restaurar as regiões degradadas mais próximas ao seu hipercentro. O projeto desenvolvido pela CDL Uberlândia visa solucionar os problemas de trânsito, com a despoluição visual, sonora e do ar, além das melhorias da paisagem, infraestrutura e do transporte. O volume de investimentos é muito alto, por isso, o poder público terá que fazer o projeto por etapas e com a ajuda da iniciativa privada. “A ideia é fazer com que a cidade volte a ter um centro agradável para todas as classes e com atrativos que possam trazer um fluxo de pessoas capazes de encontrar lazer, compras, ofertas de serviços e negócios de dia e de noite. A intenção é fomentar ou induzir a formação de um shopping a céu aberto no centro da cidade, entre os futuros bolsões de estacionamentos”, avalia Cícero.

Para viabilizar o projeto que define dois grandes bolsões de estacionamentos subterrâneos, será necessário uma PPP (Parceria Público Privada) aprovada pela Câmara Municipal, que seria feita através de concorrência de concessão, em terrenos públicos e privados, para construção de 2 estacionamentos subterrâneos, com uma área contemplando lojas, salas, circulação e paisagismo, além de um serviço de transporte, com toda a infraestrutura necessária para interligá-los.

Aeroporto de Uberlândia – Ten. Cel. Aviador César Bombonato

 

De acordo com o Superintendente da Infraero, Sr. Sérgio Kenedy, esse ano o Aeroporto de Uberlândia – Ten. Cel. Aviador César Bombonato não apresentou queda no movimento de passageiros, mantendo o volume registrado em 2014 de 1.3 milhão. O segmento da aviação regional está crescendo, foi registrado aumento de 2,7% de aeronaves executivas em Uberlândia. A logística de carga apresenta crescimento de 3,5% no volume em 2015. Este segmento fechará o ano com aproximadamente 2,3 toneladas de carga.

Conheça alguns pontos do projeto de expansão do aeroporto:

 

  • O aeroporto de Uberlândia pretende atender o condomínio logístico, trabalhando também com atacarejo, além de ter as principais ferramentas de transporte;
  • Possibilidade de implantação de rede hoteleira e centro de convenções, promovendo facilidades aos usuários do aeroporto;
  • Ser um centro facilitador de empreendimentos e negócios;
  • Está sendo feito estudo em parceria com o Aeroclube e Universidade Federal de Uberlândia para implantação no aeroporto de um centro educacional de formação de pilotos, comissários, mecânicos e outros da aviação civil do estado brasileiro;
  • Empreendimentos voltados à demanda do turismo de negócios;
  • A área inicial do projeto, inicialmente, corresponde a 250 mil metros quadrados;
  • Ampliação da pista de pouso e decolagem;
  • Aviação comercial será separada da aviação executiva, dando mais segurança e mobilidade;
  • No local terá locais para integração rodoviária e aérea, agilizando o transporte de cargas e dinamizando esse processo;
  • 11 pontes de embarque com área de estacionamento de até 36 aeronaves simultâneas;
  • O empreendimento total é orçado em R$ 540 milhões de reais.

Fórum Uberlândia 2100

O projeto foi apresentado pelo Sr. Cícero Domingos Penha, vice-Presidente de Talentos Humanos do Grupo Algar, Dílson Dalpiaz, consultor de empresas, e Panayotes Tsatsakis, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (SINDUSCON-TAP). Trata-se de uma oportunidade de união das forças da sociedade uberlandense, preparando desde agora as bases para que Uberlândia possa se tornar mais progressista, oferecendo mais qualidade de vida às pessoas sensibilizando e despertando a sociedade local para o planejamento social, ambiental, econômico e urbanístico.

O Fórum será representado por 19 integrantes no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Uberlândia. Já foram feitas as etapas de sensibilização, mobilização e institucionalização do Fórum. O próximo passo será o de formalizar e registrar o projeto.

Para executar esse trabalho é preciso a participação voluntária de pessoas que querem uma cidade melhor, com uma visão de planejar o futuro com uma sinergia entre poder público e iniciativa privada para execução dos projetos que serão propostos.

A reunião foi um importante momento de compartilhamento de informações e de projetos para melhoria da infraestrutura da cidade para toda a população, a médio e longo prazo, com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida e mais desenvolvimento econômico para todos.

Compartilhe