Excel do Básico ao Avançado

Fabiano Lemos

Data: 16 a 19 de setembro de 2019 |19h as 22h | CH: 12 Horas

Sobre o Evento:

Objetivo: Desenvolver conhecimentos sobre Excel e, propiciar aos participantes a aquisição das habilidades necessárias para a utilização avançada de planilhas eletrônicas.

Conteúdo Programático:

  • TRABALHANDO COM PLANILHAS

Conceitos e definições. Dimensões de uma planilha. Faixa de opções: guia; grupo; comandos; inicializadores de caixa de diálogo; barra de ferramentas de acesso rápido. Trabalhando com planilhas: inserindo, excluindo, renomeando e selecionando planilhas; trabalhando simultaneamente com diversas planilhas; movendo planilhas; copiando planilhas; ocultando e reexibindo planilhas; aplicando cores às guias das planilhas; comentários em células.

  • MELHORANDO A APARÊNCIA DAS PLANILHAS

Formatação de fonte: nome, tamanho, cor, negrito, itálico e sublinhado. Formatação de alinhamento: horizontal, vertical, orientação, recuos, quebrar texto automaticamente, mesclar células. Formatação de número. Formatação de bordas. Formatação do preenchimento da célula. Trabalhando com cores: temas do office; esquemas de cores; escolhendo cores. Copiando formatos. Limpando a formatação. Estilos de células. Ocultando e reexibindo linhas e colunas: ocultando linhas; reexibindo linhas; ocultando colunas; reexibindo colunas.

  • FERRAMENTAS DE EDIÇÃO

Limpando células. Inserindo a mesma informação em várias células: autocompletar. Criando sequências: alça de preenchimento; sequências simples; sequências de dois ou mais valores; preenchendo séries. Listas personalizadas.

  • CÁLCULOS BÁSICOS

Cálculos simples: operadores matemáticos; ordem de cálculo. Cálculos com porcentagem.

  • REFERÊNCIAS DE CÉLULAS

Tipos de endereços. Operadores de referência. Intervalos nomeados: criando um intervalo; usando o nome criado; localizando um nome criado; gerenciando nomes. Eliminando fórmulas e problemas com referências.

  • FUNÇÕES E FORMATAÇÕES BÁSICAS

Digitando funções: digitação direta; usando o assistente de função; funções aninhadas. Funções automáticas. Funções e cálculos com data e hora: digitando datas e horas; formatando datas e horas; cálculos com datas; cálculos com horas.

  • BANCOS DE DADOS

Banco de dados de exemplo. Classificação de dados: classificação por uma única coluna; classificação por múltiplas colunas; classificação por cores ou ícones; classificação por Listas Personalizadas. Filtragem de dados: filtro básico; botão de filtragem e classificação; personalizando a filtragem; limpando os filtros; filtrando textos, números, datas e cores.

  • GRÁFICOS

Criando gráficos: pela faixa de opções; pelo botão de gráficos recomendados; reposicionando o gráfico; guia ferramentas de gráfico. Elementos de um gráfico. Tipos de gráficos. Guia design: grupo layout de gráfico; grupo estilos de gráfico; grupo dados; grupo tipo; grupo local. Título do gráfico; títulos dos eixos; eixos; linhas de grade; rótulos de dados; tabelas de dados; legendas; gráficos de colunas e barras; gráficos de pizza; aplicando um plano de fundo. Trabalhando com modelos de gráficos. Minigráficos: criando minigráficos; personalizando os minigráficos.

  • TRABALHANDO COM JANELAS

Modos de exibição de pasta de trabalho: modo normal; visualização da quebra de página; layout da página. Mostrando e ocultando elementos de uma janela. Aplicando zoom à planilha. Trabalhando com múltiplas janelas: criando uma nova janela; organizando janelas; congelando painéis; dividindo painéis; ocultando e reexibindo janelas; trabalhando com janelas lado a lado; alternando entre janelas; exibição em tela inteira.

  • CONFIGURAÇÃO DE PÁGINA, IMPRESSÃO E MODELOS

Guia layout da página: configuração de página; dimensionar para ajustar; opções de planilha. Caixa de diálogo configurar página: página; margens; cabeçalho/rodapé; planilha. Personalizações para cabeçalhos e rodapés: cabeçalho e rodapé; elementos de cabeçalho e rodapé; navegação; opções. Impressão: visualização da impressão; ajustando a configuração do documento; imprimindo o documento. Modelos: criando um modelo; criando uma pasta baseada em um modelo; excluindo um modelo.

  • REFERÊNCIAS E FÓRMULAS

Referências de células: referências na mesma planilha; referências a células de outras planilhas; referências a células de outras pastas de trabalho; gerenciando vínculos (links). Intervalos nomeados. Auditoria de fórmulas: rastreando precedentes; rastreando dependentes; exibindo todas as fórmulas da planilha; detectando e resolvendo erros em fórmulas; janela de inspeção. Opções de cálculo.

  • FUNÇÕES

De Lógica: SEERRO; De Texto: ARRUMAR, CONCAT, DIREITA, ESQUERDA, EXT.TEXTO, MAIUSCULA, MINUSCULA, NUN.CARACT, PRI.MAIUSCULA. De Data e Hora: AGORA; ANO; DIA; DIA.DA.SEMANA; HOJE; HORA; MÊS; MINUTO; SEGUNDO. De Pesquisa e Referência: PROCH; PROC.; De Matemática: MULT; SOMA; SOMASE; SOMASES; SUBTOTAL. De Estatística: CONT.NUM; CONT.SE; CONT.SES; CONT.VALORES; CONTAR.VAZIO; MÁXIMO; MÍNIMO; MÉDIA.

  • TABELAS DINÂMICAS E GRÁFICOS DINÂMICOS

Criando uma tabela dinâmica. Modificando tabela dinâmica: modificando o layout; formatando os valores; filtrando dados. Ferramentas de tabela dinâmica. Formatando a tabela dinâmica: modificando o layout; opções de estilo de tabela dinâmica; estilos de tabela dinâmica. Analisando dados: opções de tabela dinâmica; atualizando dados; controlando a exibição de elementos da tabela; trabalhando com o campo ativo; agrupando dados; filtrando dados; ações na tabela dinâmica; cálculos nas tabelas dinâmicas. Gráficos dinâmicos: criando um gráfico dinâmico; interagindo com o gráfico dinâmico; modificando o gráfico dinâmico.

  • FERRAMENTAS DE DADOS

Formatação condicional: tipos de regras de formatação condicional; formatos predefinidos; formatação condicional baseada em fórmula; gerenciando regras de formatação condicional. Texto para colunas: texto delimitado; largura fixa. Remover duplicatas. Validação de dados: aplicando uma validação de dados; removendo uma validação de dados; localizando células com validação de dados; localizando dados inválidos. Consolidação de dados.

Público Alvo: Profissionais das áreas de finanças, departamento pessoal, treinamento e desenvolvimento, controles e administração e usuários da ferramenta que possuam conhecimento básico e que pretendam adquirir conhecimentos e habilidades para utilização dos recursos avançados que o programa oferece.

Instrutor (a): Fabiano Lemos – Especialista em Educação Corporativa e Pós-Graduado em Gestão de Pessoas. Atua há mais de 15 anos no mercado de educação corporativa, nas áreas de desenvolvimento, construção, melhoria e facilitação de treinamentos técnicos, de desenvolvimento, relacionais, institucionais e de normas reguladoras. Instrutor há mais de 10 anos de aulas de Informática básica com hardware e software e pacote Office (Word, Excel e Power Point).

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