Aproximadamente 300 estrangeiros das delegações da Irlanda, Bélgica, Sérvia e Egito, que utilizarão a estrutura de Uberlândia em preparação para o evento Rio 2016, movimentarão a economia da cidade nas próximas semanas durante a temporada de treinamentos. Diante ao momento histórico para o município, alguns estabelecimentos estão se adaptando para receber os visitantes e poder atendê-los da melhor forma.
O restaurante de comida mineira do empresário Luiz Fernando de Almeida, no Bairro Jardim Finotti, será um dos que contarão com mudanças. O cardápio vai receber a versão em inglês e uma profissional com fluência no idioma também estará à disposição durante a estadia das delegações na cidade. “Tivemos uma reunião com a Prefeitura e sentimos a necessidade de fazer alterações. Desde então estamos nos preparando para recebê-los e tenho certeza que a comidinha simples de Minas Gerais vai agradá-los”, comentou o proprietário.
Uma equipe de profissionais bilíngues também foi treinada por um dos hotéis que vão receber grande parte dos atletas. De acordo com o gerente-geral Pedro Castro, além dos treinamentos e recepcionista poliglota, o espaço foi totalmente modernizado e os quartos receberam algumas reformas.
Como o hotel receberá os atletas da natação do Egito, o cardápio do restaurante sofreu algumas alterações. “São atletas que optam por uma alimentação diferenciada por uma questão cultural. Algumas aves e a carne de porco, por exemplo, nós retiramos das refeições deles”, disse a diretora do restaurante, Clariluce Neves de Souza.
Já um bar de cervejas especiais no Centro de Uberlândia fez o contrário. Para agradar as seleções europeias da Irlanda, Bélgica e Sérvia foi incluído um novo prato no cardápio: a porção de pernil ao curry.
O cardápio também recebeu a versão bilíngue e há profissionais aptos para fazer o pedido no idioma. Júlio também é responsável pelo tradicional pub irlandês da cidade, que também fica no Centro. No local, o prato aos homenageados é o “Burguer Guiness”, hambúrguer de picanha com molho originalmente feito com a principal cerveja do país. A casa noturna também deve disponibilizar van para fazer o transporte dos estrangeiros no período de estadia em Uberlândia.
Entidade destaca impacto ao setor de turismo
O Uberlândia Convention & Visitors Bureau (UC&VB) foi um dos responsáveis por divulgar e apresentar Uberlândia aos comitês olímpicos, acompanhando praticamente todas as visitas técnicas. De acordo com o presidente da entidade, Pedro Paulo Schwindt, o momento é de grande impacto para o desenvolvimento e turismo do município.
“Não é um número tão expressivo de atletas, mas o impacto para a economia será grande principalmente para a hotelaria, já que vão ficar quase um mês na cidade. Além disso, tem a parte de alimentação e dos equipamentos esportivos privados que serão pagos pela utilização desses espaços por parte dos comitês”, comentou. Schwindt ainda destacou sobre o legado deixado na cidade com grandes eventos esportivos, como os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), e a mobilização do setor turístico em se preparar para receber, cada vez mais, estrangeiros.
Fonte: G1 Triângulo