Pesquisa realizada pela CDL aponta que 89% dos comerciantes esperam aumento das vendas
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL) realizou uma pesquisa sobre a expectativa de vendas do comércio de Uberlândia durante o período natalino. Os dados apontam que 89% dos empresários acreditam no aumento das vendas. Cerca de 44% dos entrevistados crêem que a comercialização poderá chegar a um volume 12% maior que em 2012.
Um fator relevante que a análise identificou foi que com a crescente interação da sociedade com a internet, 33% das empresas vão apostar nas redes sociais como um canal de divulgação de seus produtos. Outros 11% ainda acreditam e também vão utilizar o rádio como principal veículo de comunicação.
As estatísticas revelam ainda que quanto aos consumidores, a intenção de compra é maior por parte das mulheres. De acordo com a pesquisa, 53,45% delas, pretendem presentear no Natal. Enquanto isso, os homens aparecem como os mais econômicos, sendo que 46,55% estão com intenção de comprar. Os números mostram também que a faixa etária que mais efetuará compras está entre 30 e 50 anos, correspondendo a 50,61%.
De acordo com a pesquisa, as pessoas prioritárias para receber presentes são da família, sendo eles filhos, pais, esposas e maridos. O valor médio por pessoa presenteada identificado foi de R$ 115,16. Entre os itens mais vendidos serão 37% eletroeletrônicos, 37% confecções e calçados, 11% acessórios e 15% perfumarias, jóias entre outros.
Para atrair ainda mais a atenção do público e estimular a compra, 78% dos comerciantes entrevistados pretendem realizar promoções em seus estabelecimentos. Dentre as principais ações, 67% serão de ofertas com descontos.
Horário estendido
Em função do Natal Luz de Uberlândia, data em que a cidade estará iluminada para acolher a população da cidade e da região, a CDL sugere ao comércio local estender o horário de funcionamento até as 21h. Já na última semana que antecede o Natal, caso as empresas prefiram, o horário de expediente pode ser prorrogado.