Sistema CNDL

Notícias

Conquista CDL: DMAE recebe quase 200 solicitações de transferência de titularidade de imóveis alugados.

16 de fevereiro de 2022

Em 45 dias, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), já recebeu 196 solicitações de transferência de titularidade da conta de água, esgoto e coleta de lixo de imóveis alugados.

O serviço passou a ser oferecido pela autarquia em função de um Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre ela e o Ministério Público Estadual, em outubro do ano passado.

A alteração na forma de cobrança é reivindicada pela CDL Uberlândia desde 2019, através de ofícios à promotoria da justiça, audiências e até a reiteração de pedido.

A justificativa da entidade foi baseada no Código de Defesa do Consumidor e na Lei do Inquilinato, que autorizam a cobrança das despesas referentes a água, esgoto e coleta de lixo dos inquilinos, os reais usuários dos serviços.

“A decisão foi extremamente importante para a cidade, pois garante que o responsável pelo consumo arque com o pagamento e não prejudique terceiros pelos atos de inadimplência. Estamos aqui para defender soluções que tragam mais segurança jurídica para empresas e consumidores, afinal, quando as relações de consumo são justas, todos ganham”, ressaltou o presidente da CDL, Cícero Heraldo Novaes.

SERVIÇO GRATUITO E ONLINE

A mudança de titularidade da conta do DMAE pode ser solicitada pelo proprietário ou responsável pelo imóvel no site do órgão. Basta que ele preencha o cadastro do pedido com dados pessoais, financeiros e do imóvel, além de anexar cópias de documentos pessoais, faturas do DMAE, comprovante de endereço secundário, contratos atualizados de locação, de procuração ou prestação de serviços, no caso de imobiliárias.

Após a validação da documentação, a fatura passará a ser gerada no nome do inquilino em até 30 dias.

Vale ressaltar que a transferência só é possível, se o dono do imóvel estiver sem débitos em atraso.

CDL DISPONIBILIZA CENTRAL DE APOIO AO EMPRESÁRIO

Se você tem alguma demanda, posicionamento ou opinião sobre assuntos que impactam diretamente o avanço da economia e do setor produtivo, compartilhe conosco através da CENTRAL DE APOIO AO EMPRESÁRIO.

Esse é um canal exclusivo para ouvir, responder ou solucionar problemas que afetam o cotidiano de nossos associados. Conheça AQUI.

Compartilhe