A inserção do jovem no mercado de trabalho não para de crescer. De acordo com o Ensino Social Profissionalizante (Espro), Instituição que atua com o programa Jovem Aprendiz em todo o Brasil, no primeiro quadrimestre de 2015, houve um aumento de 27% no número de admissões de adolescentes neste formato de contratação, comparado ao mesmo período do ano passado. Para atender a demanda das empresas em Uberlândia, a Fundação CDL abre mais uma turma de Jovens Aprendizes visando oferecer a primeira oportunidade de trabalho e capacitação com os benefícios garantidos por lei.
Segundo Bânia Vieira Poli, coordenadora da Fundação CDL Uberlândia, mesmo com o aumento nas admissões de aprendizes pelo Brasil, o número de jovens na fila para conseguir uma vaga no mercado de trabalho em Uberlândia é maior que a procura por parte das empresas. “Empresas que tenham no mínimo sete empregados são obrigadas pela Lei da Aprendizagem a contratar aprendizes entre 5% e 15% do total de trabalhadores do estabelecimento, ou ainda, empresários que desejam dar oportunidades para os jovens ingressarem no mercado de trabalho. Temos cerca de 60 empresas parceiras, mas esse número não é suficiente para a grande demanda de jovens que procuram a CDL todos os dias. Atualmente, são mais de mil cadastros a espera de uma vaga como jovem aprendiz. Nossos esforços são para que os empresários de Uberlândia apoiem o Programa CDL Aprendiz e consequentemente contribuam para a transformação social.”, disse Poli.
Desde o início do Programa CDL Aprendiz foram capacitados mais de 850 jovens, destes, 120 alunos foram efetivados nas empresas.
Vantagens para as empresas
A Fundação CDL abrirá a 25ª turma em setembro, são 35 vagas. A chamada será feita pela ordem de cadastro. As inscrições estão abertas. Procure a Fundação CDL na Avenida Belo Horizonte, 1290, bairro Osvaldo Resende.
Atualmente, 209 alunos estão distribuídos em sete turmas de aprendizagem Administrativa e Bancária. “Além de cumprir a legislação, outra vantagem para as empresas é a redução do FGTS de 8% para 2% e acima de tudo, ao contratar um jovem aprendiz a empresa ajuda a melhorar a qualidade de vida deste adolescente e investe no desenvolvimento socioeconômico da região.”, conclui Bânia Poli.
Mais informações pelo telefone (34) 3239-3449.
Fonte: Correio de Uberlândia