Há tempos, a inteligência artificial deixou de ser uma realidade de ficção científica para suprir as demandas do varejo.
Prova disso, foram os cases apresentados durante a National Retail Federation (NRF) deste ano, que entre as aplicações práticas de IA, destacou a expansão das lojas autônomas pelo mundo.
O grande diferencial desses estabelecimentos é a automação de processos para garantir uma experiência mais rápida e ágil para o consumidor. Nesse contexto, o cliente elimina filas de caixa e efetua o pagamento por totens, QR Codes e outras formas de self-checkout.
Um bom exemplo dessa evolução no varejo é a Amazon Go, que instala lojas de conveniência equipadas com sensores e câmeras inteligentes.
Através da tecnologia “Just Walk Out” (“Apenas saia”), o cliente pega o que precisa e sai da loja, sem a necessidade de registrar nada, já que toda a sua atividade foi previamente monitorada e as compras serão debitadas minutos depois, direto da sua conta.
No Brasil, esse modelo de negócios foi consolidado principalmente em condomínios residenciais e empresariais, pela praticidade e acesso 24h a produtos variados, sem que o morador precise sair do condomínio. O pagamento é feito através da leitura do código de barra via QR Code.
O crescimento do mercado automatizado acompanha as mudanças no comportamento de consumidores, cada vez mais independentes e que valorizam a comodidade, a autonomia e flexibilidade de horários durante a jornada de compra.