Negligenciar estratégias de fidelização é um dos maiores erros que uma empresa pode cometer. Focar esforços apenas em atrair novos clientes é muito mais oneroso e pouco efetivo do que reter uma base já existente.
Em um cenário cada vez mais disruptivo, onde experiências são extremamente valorizadas e o consumidor tem a sua voz amplificada pelos canais digitais, fidelizar vai muito além da recorrência da compra ou da permanência na loja, mas significa transformar clientes em entusiastas da marca.
O desafio é complexo, mas existem excelentes ferramentas que, embora não sejam novidade no campo das vendas, conseguem se adaptar aos novos tempos e garantir bons resultados para empresas e clientes. É o caso dos PROGRAMAS DE FIDELIDADE.
Esse tipo de ação lança gatilhos mentais que despertam a sensação prazerosa de significância e exclusividade. A ideia é fazer com que um grupo de clientes sejam percebidos como seletos e diferenciados dos demais. Em troca da preferência pela marca, eles são bonificados com recompensas e vantagens.
Os programas de fidelidade mais comuns são:
- Clubes de vantagens: Estratégia em alta, adotada principalmente por grandes varejistas, que lançam aplicativos próprios para ofertar promoções exclusivas e outros benefícios. Além da aproximação com o público, essas empresas conseguem mapear dados como o perfil e histórico de compras. Informação quente!
- Grupos no WhatsApp: Enquanto as grandes empresas desenvolvem interfaces exclusivas, pequenos negócios, com verbas mais limitadas, lançam grupos exclusivos no WhatsApp para divulgar promoções, lançamentos ou benefícios em primeira mão e por tempo limitado, como frete grátis, brindes e outras ações de vendas, para que esses integrantes tenham prioridade na escolha.
- Pontos, milhas ou níveis: Quanto mais o cliente compra, maior é a sua pontuação, que futuramente pode ser trocada por prêmios ou mercadorias.
- Redes sociais: Nem sempre a recompensa é vinculada à frequência da compra. Muitas empresas entenderam a importância de uma boa reputação online. É muito comum, principalmente em e-commerce e marketplaces, o cliente trocar avaliações, fotos, vídeos e comentários sobre a compra por pontos que geram descontos.
- Cashback: O cliente recebe parte do valor da compra em forma de crédito para usar em futuras aquisições na mesma loja.
- Contas Premium: Uma das categorias mais atuais e rentáveis, são os programas baseados em pagamentos de taxas por benefícios exclusivos. A Amazon Prime é um ótimo case de sucesso. Sete em cada dez clientes da marca são assinantes do seu programa de fidelidade, que contempla desde o frete gratuito até o acesso às suas plataformas de streaming por apenas R$ 9,90/mês.
- Rede de descontos: A CDL disponibiliza para seus associados a criação e divulgação de cupons com regras personalizadas de acordo com o perfil do cliente. A empresa pode liberar descontos, brindes, ofertas relâmpagos e muito mais de acordo com o objetivo traçado. CONHEÇA MAIS AQUI.
Essas são algumas das modalidades que podem ser aplicadas para promover a retenção do cliente, o engajamento com a marca e consequentemente o aumento do ticket médio e das vendas. Coloque em prática a valorização do seu target!