fbpx

Sistema CNDL

Notícias

Comércio vai parar uma hora antes dos jogos da seleção brasileira

3 de junho de 2014

A realização da Copa do Mundo, entre 12 de junho e 13 de julho, no Brasil, vai gerar uma série de adequações. Uma delas será no horário do comércio. Em função do Mundial, as lojas do Centro de Uberlândia devem fechar as portas cerca de uma hora antes do início dos jogos do Brasil e não vão reabrir depois. Já os shoppings, também vão trabalhar desta forma, mas retomam as atividades após o encerramento das partidas.

O primeiro duelo da seleção brasileira será no dia 12 (quinta-feira), às 17h, contra a Croácia. Portanto, os comerciantes vão parar às 16h neste dia. Ainda na primeira fase, o Brasil voltará a jogar no dia 17 (terça-feira), às 16h, contra o México. Nesta data, os lojistas vão interromper as atividades às 15h. E, fechando esta primeira etapa, a seleção atuará no dia 23 (segunda-feira), às 17h, contra Camarões, com o comércio parando às 16h.

Como se trata de um evento esporádico, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) em Uberlândia deixou a determinação do horário de expediente a cargo de cada lojista. A reportagem do CORREIO de Uberlândia conversou com 11 proprietários de lojas do setor central da cidade. Desses, pelo menos oito vão finalizar o expediente uma hora antes do início das partidas do Brasil na Copa, inclusive, redes de lojas. Apenas duas lojas ainda não definiram o expediente e uma, do ramo de alimentação, vai manter o funcionamento mesmo durante os confrontos da seleção.

Neste estabelecimento que permanecerá aberto, a proprietária Vera Fornaciari disse ter investido em um telão para que os clientes e os empregados possam acompanhar os lances. “Queremos receber as pessoas aqui para celebrarmos juntos esse momento. Mas também desejamos que nossos funcionários trabalhem com dignidade e não sejam excluídos dessa grande festa”, disse.

Bancos funcionarão das 8h30 às 12h30

Os bancos também terão alteração no horário de funcionamento durante os confrontos do Brasil na Copa do Mundo, antecipando as atividades para o período da manhã. Em Uberlândia, eles já estão divulgando para os usuários o período de atendimento nos dias de duelos da seleção no Mundial, que vai das 8h30 às 12h30.

Para o empresário Renato Rodrigues, que utiliza o serviço bancário pelo menos três vezes ao dia, a alteração do horário nestas datas vai impactar na administração das empresas.

Shoppings terão horários diferentes

Assim como as lojas do Centro de Uberlândia, os shoppings também vão fechar pouco antes das partidas do Brasil na Copa do Mundo, mas voltarão a abrir as portas depois destes duelos. O Center Shopping retomará as atividades 30 minutos depois dos jogos da seleção brasileira. Quem for ao shopping poderá assistir aos confrontos de outras seleções nas praças de alimentação, que vão disponibilizar um telão.

No Uberlândia Shopping, o expediente vai ser encerrado meia hora antes das partidas do Brasil no Mundial e recomeçará meia hora depois dos duelos. O Pratic Shopping vai fechar meia hora antes do início dos confrontos do Brasil e não abrirá depois. E o Via Centro vai parar uma hora antes dos jogos da seleção e também não vai reabrir.

Expediente do comércio em dias de jogo do Brasil na Copa

– Lojas do setor central

Fecham cerca de 1h antes das partidas e não reabrem depois

– Center Shopping

Fecha 1h antes das partidas e reabre 30 minutos depois

– Uberlândia Shopping

Fecha 30 minutos antes e reabre 30 minutos depois

– Pratic Shopping

Fecha 30 minutos antes e não reabre depois

– Via Centro

Fecha 1h antes e não reabre depois

>>> Bancos

Abrem das 8h30 às 12h30

Partidas do Brasil na 1ª fase do Mundial

– dia 12 (quinta-feira)

Brasil x Croácia, às 17h

– dia 17 (terça-feira)

Brasil x México, às 16h

– dia 23 (segunda-feira)

Brasil x Camarões, às 17h

 

Fonte: Jornal Correio de Uberlândia

Compartilhe