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Começam as obras do novo corredor e terminal de ônibus - CDL Uberlândia

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Começam as obras do novo corredor e terminal de ônibus

17 de julho de 2015

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Começou este mês a construção do corredor estrutural (BRT: Transporte Rápido por Ônibus) da Avenida Segismundo Pereira e do terminal de ônibus Novo Mundo, na região Leste da cidade. Serão investidos R$ 22,5 milhões e o prazo de entrega está previsto para o primeiro semestre de 2016. Os projetos do corredor e do terminal fazem parte do programa Uberlândia Planejada. Ele contempla um conjunto de infraestrutura e mobilidade urbana com investimentos na ordem de R$ 132 milhões já aprovados. O pacote de financiamento engloba a construção de cinco novos corredores, quatro terminais, 67 estações e três viadutos.

O corredor da Segismundo Pereira terá seis quilômetros de extensão em cada lado da via e vai ligar o Terminal Central ao Terminal Novo Mundo (próximo a Ceasa). A principal ligação entre os terminais será a avenida Segismundo Pereira e o percurso contará com 11 estações, sendo algumas de transferência (que permitem aos passageiros se deslocarem a outros setores com o mesmo bilhete através de linhas circulares).

As mudanças vão proporcionar mais fluidez e segurança no trânsito. O projeto vai beneficiar diretamente 60 mil usuários por dia dos pelo menos seis bairros atendidos pelo BRT: Alvorada, Morumbi, Dom Almir, Novo Mundo, Segismundo Pereira e Santa Mônica.

 

Reorganização do trânsito

 

A obra estrutural vai reorganizar o trânsito no bairro Santa Mônica, uma das regiões cortadas pela Avenida Segismundo Pereira. O projeto, que envolve um novo paisagismo, identifica sete ruas que passarão a ter mão única, passando a funcionar em sistema binário. Para suportar o tráfego constante de veículos pesados, a Avenida Segismundo Pereira terá o asfalto reforçado, assim como já acontece no BRT da Avenida João Naves de Ávila.

Para manter as vagas de estacionamento ao longo da avenida, atendendo uma solicitação dos comerciantes, através da CDL Uberlândia, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) estudou a melhor forma de adequar o trânsito para os 33 mil veículos que circulam diariamente na respectiva via. O projeto aponta que a faixa do ônibus será prioritária, em vez de exclusiva. Logo, os veículos de passeio poderão dividir a faixa com os 56 ônibus convencionais e outros 10 articulados. Antes com oito metros de largura por sentido, as pistas ficarão mais largas, com 9,5 metros em cada lado. Um novo paisagismo vai revitalizar calçadas e a arborização da Avenida Segismundo Pereira.

O projeto visa ainda disciplinar o trânsito na avenida. Hoje a via é entremeada com inúmeras transposições compostas pelo fluxo de moradores e de passagem entre bairros. “Com o novo corredor, ela vai ter apenas sete grandes eixos de transposição que serão semaforizados, melhorando o trânsito interno do bairro Santa Mônica. Os binários vão segregar o trânsito do bairro com o trânsito de passagem”, explicou Alexandre Andrade, secretário municipal de Trânsito e Transportes.

A estimativa da Settran é que o trajeto entre o Terminal Central e o local onde ficará o Terminal Novo Mundo resulte em uma economia de 10 minutos. A análise leva em consideração o aumento da velocidade média dos ônibus que passará dos atuais 17 km/h na Avenida Segismundo Pereira para 24 km/h quando o corredor estiver em operação. Isso representa um aumento de 41% na velocidade média.

 

Fonte: prefeitura de Uberlândia

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