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Clube de assinatura: por que esse modelo cresce tão rápido?

Esse formato já cravou um aumento de 167% nos últimos quatro anos, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCom),

22 de agosto de 2019

Nos últimos anos, os clubes de assinatura conquistaram um importante espaço no varejo mundial. A economia da associação, no qual serviços e produtos são comercializados a partir de mensalidades e pacotes, cresce de forma arrebatadora e seus resultados são impressionantes.

Além dos já consagrados serviços de assinatura digital, como é o caso da Netflix e do Spotify, estruturas tradicionais estão sendo “empacotadas” para atender essa nova demanda.

O modelo de negócios reúne diferenciais essenciais para o novo perfil de consumidor, como a comodidade de receber entregas em casa, a personalização de acordo com as preferências do assinante, o acesso à produtos importados e artigos selecionados por especialistas, o custo-benefício e a conveniência de não precisar repetir o processo de compra, já que as assinaturas possuem periodicidade.

Entre os clubes mais conhecidos estão os de bebidas alcoólicas, como vinhos e cervejas importadas, livros infantis, brinquedos didáticos, box de cosméticos, artigos para pets, cafés, roupas íntimas, snacks saudáveis, itens de colecionador, enfim, uma variedade que aumenta a cada dia e abraça empresas de todos os portes. Aliás, no Brasil, esse formato é mais utilizado por startups, que desenvolvem caixas temáticas de acordo com nichos específicos.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCom), o formato cravou um aumento de 167% nos últimos quatro anos. Como explicar o salto das assinaturas no varejo tradicional? Simples, basta somar inovação, rentabilidade, fidelização e redução de custos.

O empresário que investe nesse sistema, tem uma renda regular entrando no seu caixa automaticamente, o que também facilita o processo de controle do estoque com uma estimativa mais assertiva dos gastos e lucros.

Outra grande vantagem é a redução dos custos operacionais com embalagens, logística, além do mapeamento de dados do cliente.

E para finalizar, a oportunidade ideal para fidelização, afinal, se o consumidor se dispôs a pagar pelo serviço periodicamente é sinal que ele tem real interesse em manter relacionamento com o seu negócio. O grande desafio nesse ponto é manter o valor e superar as expectativas com criatividade, caso contrário, na primeira oportunidade, ele cancela o plano.

Essa realidade se encaixa ao seu negócio? Se sim, talvez esse seja o momento de pensar dentro da caixa, literalmente.

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