O Presidente da CDL Uberlândia, Cícero Heraldo Novaes, reuniu-se na tarde desta quinta-feira, 08, com a Vereadora Gláucia da Saúde e a Assessora Político Institucional, Luciane Pereira.
Na ocasião, a representante do Legislativo entregou à entidade dois projetos de sua autoria, que foram aprovados e publicados no Diário Oficial do Município nesta data.
A Lei 14.151/2024 de 08 de janeiro de 2024 institui no âmbito do Município o mês de conscientização da doença de Parkinson, a ser comemorado anualmente, por meio de ações de promoção da saúde e prevenção da doença, além de conscientização da comunidade.
Por conseguinte, a Lei 14.152/2024, instituiu o Colar Tulipa Vermelha, como um instrumento auxiliar de orientação e identificação de pessoas acometidas com a doença de Parkinson.
O mal de Parkinson é uma doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita.
O uso do colar visa sinalizar discretamente aos colaboradores de estabelecimentos públicos e privados a restrição motora das pessoas doentes, garantindo assim, o atendimento preferencial e o suporte necessário destas pessoas que sofrem com essa enfermidade.
A CDL se solidarizou com a ação e se disponibilizou a auxiliar na divulgação da Lei para sua base de associados e para a comunidade em geral, através de seus meios de comunicação.