Ontem (28), a CDL se reuniu com representantes da polícia militar, polícia civil e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, a SEJUSP.
A pauta da reunião foi a apresentação dos dados coletados pela CDL, acerca do volume de furtos e roubos em estabelecimentos comerciais este ano.
De acordo com a sondagem, 50,8% dos empresários locais foram vítimas de furtos simples. A maioria dos itens furtados foram mercadorias próprias (78,5%); equipamentos eletrônicos (19%); dinheiro (10%) e fios de cobre (8,9%). Muitos respondentes relataram o furto de vários itens diferentes em uma mesma ação criminosa. Confira o levantamento completo aqui.
A Diretora de Gestão Integrada em Segurança Pública da SEJUSP, Mayara Abreu, apresentou a Metodologia IGESP, que se baseia no uso de dados científicos, no compartilhamento de informações e na implementação de ações preventivas, de acordo com a realidade de cada região mineira.
A convidada compartilhou parte do diagnóstico realizado em nossa cidade e pontuou algumas ações que serão adotadas em parceria com a CDL no controle e prevenção dos problemas de segurança pública.
De acordo com a especialista, Uberlândia, que é a segunda maior cidade do estado, está entre os 4 municípios que concentram o maior número de crimes contra o patrimônio.
UBERLÂNDIA BATE NOVO RECORDE NA REDUÇÃO DE CRIMES VIOLENTOS EM 2023
O Major Sócrates, chefe da seção de planejamento operacional – P3 da 9ª RPM, divulgou algumas estatísticas positivas sobre o trabalho desempenhado na cidade em 2023. Segundo o Major, pelo segundo ano consecutivo, Uberlândia teve uma redução histórica (cerca de 20%) nos crimes violentos, como homicídios, estupros, roubos, sequestros, cárcere privado, entre outros.
OPERAÇÃO NATALINA 2023 JÁ ESTÁ NAS RUAS
O Tenente-Coronel Rodrigo Brasil Pereira, Comandante do 17º BPM, falou um pouco mais sobre a Operação Natalina 2023, que já está ativa nos principais pontos comerciais da cidade, onde há um aumento expressivo de consumidores em função das festividades de Natal.
O reforço do policiamento também foi intensificado com o emprego de policiais militares da administração e do policiamento especializado da instituição.
APENAS 38,5% DOS EMPRESÁRIOS ENTREVISTADOS FIZERAM BOLETIM DE OCORRÊNCIA.
Os demais representantes da segurança pública esclareceram as dúvidas levantadas por nossos associados e destacaram a importância do empresário reportar o delito através do boletim de ocorrência, que é uma valiosa ferramenta de investigação, apoio a processos judiciais e prevenção de crimes. Segundo a sondagem realizada pela CDL, apenas 38,5% dos empresários entrevistados fizeram boletim de ocorrência.
CDL APOIA PROJETO DE LEI (PL) 3780/23
O presidente da CDL, Cícero Heraldo Novaes, ressaltou a necessidade imediata da reformulação das leis brasileiras, que hoje são o principal entrave para o combate da criminalidade. Ele também reiterou total apoio ao projeto de lei (PL) 3780/23, recentemente aprovado na Câmara, que aumenta penas para os crimes de furto, furto qualificado, roubo com lesão corporal grave, latrocínio e receptação.
“O Código Penal brasileiro precisa ser reformulado imediatamente. As empresas e os trabalhadores carecem de uma Justiça criminal efetiva e combativa. Além das perdas geradas pelos atos criminosos, os empresários têm que arcar com investimentos em segurança privada e conviverem com um ambiente hostil”, concluiu Cícero.
O encontro foi encerrado com a projeção de algumas ações conjuntas. A CDL encaminhará ofícios e outras comunicações de apoio à aprovação do projeto de lei para atores do poder público e outras lideranças importantes nessa luta.
Mais uma demanda atendida com sucesso pela CENTRAL DE APOIO AO EMPRESÁRIO! Se você ainda não conhece a CAE, saiba mais aqui.