Sistema CNDL

Notícias

CDL participa de audiência pública sobre a construção ferroviária do trecho que liga Uberlândia a Chaveslândia

22 de março de 2022

Ontem (21), a CDL participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Uberlândia, a respeito do Marco Legal das Ferrovias, que dispõe sobre a organização do transporte ferroviário, o uso da infraestrutura ferroviária, a exploração indireta de ferrovias em território nacional e as operações urbanísticas a elas associadas.

O encontro foi conduzido pelo vereador Ronaldo Tannus e pelo Deputado Federal José Vitor, relator do Projeto de Lei 3754/21, que culminou na Lei das Ferrovias.

Um dos principais pontos debatidos na ocasião, foi a construção do trecho integrador, que ligará Uberlândia a Chaveslândia.

Com 235 quilômetros de extensão, o projeto terá um investimento final de cerca de R$5 bilhões e suas autorizações têm como base o novo Marco Legal das Ferrovias, alinhado à política estadual do Governo de Minas, por meio do Plano Estratégico Ferroviário (PEF), decretado pelo governador Romeu Zema.

De acordo com o Deputado Federal José Vitor, essa ligação trará mais competitividade e eficiência na logística de transportes de matérias e produtos industrializados na região e a coloca no mapa dos investimentos no Brasil.

Compartilhe