(34) 3239-3400

Sistema CNDL SPC Fundação CDL FCDL CNDL

NOTÍCIAS

CDL lança projeto RENOVAR CENTRO CIDADE

Há mais de 20 anos, a CDL solicita às autoridades municipais, um projeto de revitalização do centro de Uberlândia que, ao longo dos anos, sofreu um profundo processo de degradação das suas condições ambientais.

Hoje, todas as pessoas que frequentam a área central se deparam com a poluição sonora e visual, a má qualidade do ar, a falta de vegetação, os obstáculos nas vias e passeios, aglomerações do comércio de ambulantes, o alto fluxo de veículos e, consequentemente, a dificuldade para estacionar.

Todos esses fatores são agravantes para que a população migre para shoppings e comércios de bairros na busca por um ambiente mais seguro e tranquilo para comprar ou passear.

Como forma de contribuir para uma mudança que resgate o prestígio e a diversidade funcional do centro, a CDL desenvolveu o projeto RENOVAR CENTRO CIDADE.

Trata-se de um plano baseado em estudos realizados pela entidade para promover uma série de melhorias urbanísticas e graduais, induzindo a valorização dessa importante região.

Entre as benfeitorias projetadas para parte do centro, está o deslocamento das vagas de veículos nas vias para dois estacionamentos subterrâneos com capacidade para até 2 mil ocupantes, liberando o tráfego e viabilizando o alargamento dos passeios para pedestres e a implementação de uma ciclovia.

O projeto também contempla a construção de duas intervenções urbanísticas em localidades estratégicas, denominadas como “bolsões comerciais”. Essas edificações acomodam estacionamentos cobertos, lojas, escritórios, salas comerciais, áreas verdes, restaurantes, hotel e muitas opções de lazer.

O plano também abrange a instalação de um sistema de vigilância 24h por toda extensão central e um sistema de ônibus movidos por células de hidrogênio, não poluentes e sem ruídos, que trafegará exclusivamente entre os dois bolsões.

Para reduzir o tempo de viagem dos passageiros e o congestionamento típico das zonas centrais, a proposta estuda trajetos alternativos para que as linhas de ônibus entre bairros não precisem trafegar no centro.

Com os devidos incentivos fiscais e uma forte parceria pública privada, a requalificação desse espaço impulsionará reformas de imóveis e novas construções, atraindo investimentos e devolvendo ao centro, o cuidado e a visibilidade que ele merece.

Para viabilizar essa mudança, a entidade lançou o site projetorenovar.cdludi.org.br, que reúne assinaturas de apoio à iniciativa.

Conheça mais sobre todas as melhorias que traçamos para a região e vote a favor dessa mudança aqui. Você e Uberlândia merecem!