fbpx

Sistema CNDL

Notícias

CDL APOIA: Comitê de Direitos dos Animais busca apoio do Poder Público e da sociedade

Aproximadamente 30.000 mil animais vivem nas ruas de Uberlândia a mercê da própria sorte ou dos cuidados de uma vizinhança solidária.

27 de abril de 2022

Aproximadamente 30.000 mil animais vivem nas ruas de Uberlândia a mercê da própria sorte ou dos cuidados de uma vizinhança solidária.

A APA de Uberlândia (Associação de Proteção Animal) possui capacidade limitada a 300 animais e enfrenta inúmeras dificuldades financeiras e de superlotação.

As demais organizações e redes de protetores independentes carecem de amparo econômico e não possuem a documentação necessária para conseguir doações junto às associações empresariais ou governamentais.

Para piorar a situação, não existem políticas públicas eficientes, que resolvam questões básicas para minimizar o problema, como uma estrutura eficiente de castração; distribuição de ração, vacinas e medicamentos; assistência aos animais da zona rural e até internação de animais atropelados ou doentes.

A fim de fomentar discussões sobre o tema e realizar ações efetivas em apoio à causa animal, representantes da sociedade civil criaram o Comitê de Direitos dos Animais (CDA) – Uberlândia. O grupo é formado por pessoas dispostas a promover uma rede de proteção animal no município.

Dentre as frentes de trabalho planejadas pelo Comitê, estão: a criação de um Conselho Municipal de Proteção Animal; mapeamento do trabalho de órgãos públicos em relação à temática, mapeamento das OSCs e protetoras (es) de animais da cidade; campanhas de arrecadação e adoção responsável; elaboração de projetos de lei; entre outros.

A CDL Uberlândia, enquanto entidade representativa que abraça a responsabilidade social, defende o debate e se solidariza com as ações propostas pelo Comitê.

“Somos totalmente favoráveis à proteção e defesa dos animais, desta forma, apoiamos o trabalho da CDA-Uberlândia e vamos ajudar na divulgação e no auxílio do que precisarem”, pontuou o presidente da CDL, Cícero Heraldo Novaes.

Se você acredita que pode contribuir para transformar essa triste realidade, conheça de perto a proposta do Comitê e se engaje com essa linda iniciativa. Para mais informações pelo e-mail cdauberlandia@gmail.com

Compartilhe