Sistema CNDL

Notícias

Campanha “Hepatite Zero” fará parte do evento “Conte histórias, ganhe dinheiro” na CDL Uberlândia

30 de setembro de 2016

No dia 05 de outubro a CDL Uberlândia e a Alterdata Software realizarão a palestra “Conte histórias, ganhe dinheiro” com o palestrante Alexandre Neves e também às 17 horas, acontecerá a Feira de Oportunidades. A campanha “Hepatite Zero” também fará parte das ações realizadas neste dia. Serão aplicados testes para detecção dos portadores de Hepatite C. Trata-se de uma parceria da CDL Uberlândia com a Faculdade FASES, o Rotary Club de Uberlândia Integração e o Rotary Club de Uberlândia Cidade Jardim.

Esse projeto é o maior mutirão de testagens já realizado no mundo. Nasceu no Brasil através de uma parceria da ABPH – Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite com o Rotary Internacional. É uma Campanha para detectar os portadores de Hepatite C e orientar sobre o tratamento.

Hoje existem mais de meio bilhão de portadores das Hepatites B e C no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde; as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. No Brasil são mais de três milhões de pessoas contaminadas. Os testes são realizados gratuitamente. O custo médio na rede particular desse exame para detecção da Hepatite C é de R$ 120,00.

Durante o evento, serão realizados testes gratuitamente para detecção de Hepatite C, de acordo com as normas. O objetivo da campanha é realizar o maior número possível de testes, além de mudar sensivelmente a vida das pessoas que têm o vírus e não sabem. Os casos positivos, serão orientados a buscar tratamento. A hepatite C já é uma epidemia mundial, doença silenciosa, assintomática. Não existe vacina contra a hepatite C – Porém, seu tratamento é simples. Principal causa de câncer, cirrose e transplante de fígado.

Compartilhe