Com o intuito de unir os associados de determinado centro de negócios, buscando construir alianças e parcerias estratégicas, com um clima propício à troca de ideias e informações, a CDL Uberlândia está reunindo com lojistas de diversos bairros para implementar as Câmaras Setoriais. Durante a reunião que aconteceu na última semana na região do Roosevelt, a entidade apresentou os serviços que disponibiliza para os lojistas em várias vertentes de seus negócios, falou sobre as parcerias e a renovação da identidade visual com a nova logo da CDL.
Com o apoio da CDL Uberlândia, um grupo de empresários que compõem a Câmara Setorial registra os anseios e necessidades dos lojistas para que com a expertise da entidade possa ter mais voz junto ao poder público. “A reunião foi um momento em que os lojistas puderam expor sobre a realidade do bairro e o que precisa melhorar. Entre as reivindicações estavam a falta de cuidado com o lixo, que muitas vezes ficam espalhados pelas ruas, a falta de coleta adequada e caçamba de lixo, a falta de cuidado com as praças, com os buracos nas ruas e calçadas, a necessidade de câmeras de videomonitoramento para dar mais segurança a comunidade, além de estacionamentos aos redores da praça Lincoln que vem sendo usado de forma irregular”, disse o presidente da CDL, Celso Vilela.
Quem também marcou presença foi o representante da 92ª Cia/PM, Cabo Rios. Ele disse que o projeto Comércio Solidário, que já foi implantado na região, registra a diminuição da criminalidade. “É muito importante a parceria da PM com os comerciantes para coibir de forma preventiva a criminalidade, que trocam telefones de contato pessoal com outros comerciantes a fim de que possam acioná-los em casos de emergências”, disse Cabo Rios.
Outra região que recentemente recebeu a visita da CDL foi à central, onde se iniciou uma parceria com a PM, por meio do projeto Comércio Solidário, com o intuito de trabalhar de forma preventiva o combate a criminalidade nesta região. Durante a reunião foi proposto à padronização do horário de funcionamento do comércio, com o objetivo de criar uma identidade própria nesta localidade e ao mesmo tempo fomentar ações para atrair o consumidor à região central de Uberlândia, principalmente aos sábados.
Competência da Câmara Setorial
A Câmara Setorial é coordenada por uma diretoria, que têm as seguintes competências: dirigir e coordenar os trabalhos da Câmara Setorial; elaborar estudos, teses e reivindicações pertinentes à sua área, oferecendo subsídios complementares ao desenvolvimento de suas atividades; estimular a participação, o relacionamento e o companheirismo entre os empresários do segmento, com a finalidade de criar a cultura do comprometimento associativo; manter estreito relacionamento com entidades congêneres para troca de experiências e informações.
A CDL já implementou Câmaras Setoriais nos bairros Luizote de Freitas, Centro, São Jorge, Santa Mônica e Roosevelt.